• - Diminuir
  • + Aumentar
  • A Original

13 de Janeiro de 2022

Se você anda sem tempo e busca praticidade na cozinha, a panela de pressão pode ser uma grande aliada. Além de acelerar o preparo do feijão do dia a dia, ela é uma excelente opção para o cozimento de carnes, grãos e até de legumes e macarrão.

Por alcançar uma alta pressão, a água ferve a uma temperatura mais alta e, assim, o cozimento na panela de pressão torna-se bem mais rápido. Isso gera economia de tempo e de dinheiro, porque o cozimento acelerado reduz o consumo de gás.

Apesar desses benefícios, muita gente ainda não tem o hábito de usar a panela de pressão e a mantém no armário. Se você faz parte dessa turma, dá uma olhada nas dicas que preparamos.

Como usar a panela de pressão com segurança e praticidade

Atenção ao nível

A maioria das panelas de pressão tem uma marca interna que determina o volume máximo. Nunca ultrapasse esse nível. Sua panela não tem essa marca? Então encha só um pouco acima da metade (ou 2/3 do volume total da panela).

Use líquidos

Não cozinhe alimentos secos na panela de pressão. Utilize água, caldos ou molhos. Assim a panela funciona corretamente, sem riscos de acidentes.

Tampe com cuidado

Ao tampar a panela, preste atenção na borracha interna, para que esteja bem colocada.

Comece com fogo alto e abaixe

Leve a panela ao fogo alto até ferver. Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo e espere o tempo pedido na receita.

Muita atenção ao abrir a panela

Terminado o tempo de cozimento, desligue o fogo e espere a panela perder toda a pressão interna antes de abrir. Nunca abra a panela antes de a pressão sair totalmente. Não jogue água na panela para acelerar o processo. Basta esperar. Se ao tocar no pino, ele não soltar vapor nem fazer barulho, a panela já está pronta para ser aberta.

Agora que você conheceu essas dicas práticas de como usar a panela de pressão, vamos às receitas.

5 receitas deliciosas de panela de pressão

macarrão na panela de pressão

Macarrão Cremoso na Panela de Pressão

Este macarrão é muito prático, porque a massa e o molho são feitos em uma só panela. A receita leva carne moída, creme de leite e macarrão tipo parafuso. O Tempero SAZÓN® Laranja dá o toque especial de sabor. Depois 5 minutos na pressão, após o início da fervura, estará pronto para ir à mesa.

risoto na panela de presão

Risoto na Panela de Pressão

Que tal preparar um risoto de forma fácil e rápida? Este risoto feito na pressão, com arroz arbóreo e peito de frango desfiado, ganha ainda mais sabor com Caldo SAZÓN® Galinha. Para finalizar, tomate-cereja e folhinhas de manjericão.

polenta na panela de pressão

Polenta na Panela de Pressão

Se você acha difícil preparar polenta, espere até ver esta receita. O fubá vai para a panela de pressão com Tempero SAZÓN® Amarelo e água. Daí basta mexer até borbulhar, deixar 4 minutos na pressão e sua polenta estará pronta.

acém cozido na panela de pressão

Acém Cozido na Pressão

Esta carne de panela ganha ainda mais sabor com Caldo SAZÓN® Carne. Além do acém, que cozinha em 15 minutos na pressão, o prato leva cenoura, vagem e milho. Vale a pena experimentar!

legumes na pressão

Legumes na Pressão

Você só vai precisar de 10 minutos para preparar esta receita, que combina chuchu, mandioquinha e pimentão. O Caldo SAZÓN® Legumes garante aquele sabor especial ao prato.

Viu como a panela de pressão pode ajudar a preparar receitas incríveis de modo bem prático? Agora que você já sabe como usar a panela de pressão, é só escolher os pratos que mais gostou e colocar sua panela para trabalhar.

Veja também

Você está saindo do site de SAZÓN® para ver mais receitas no site de Sabores Ajinomoto.