Especial Dias dos Pais: fatos que você não sabia sobre a data

Eles estavam lá durante os primeiros passos e também os primeiros tombos. Já foram motivo de tensão com aquela famosa frase “eu vou chamar o seu pai!”; e motivo de riso com as piadas nos almoços de domingo. E mesmo que não estivessem tão presentes em todos os momentos de sua vida, enquanto lê, você já deve estar imaginando a figura do seu pai e relembrando alguns desses momentos.

E como o dia deles está chegando, preparamos esse Especial Dia dos Pais com algumas curiosidades que você provavelmente não sabia sobre essa data especial.


Você sabia que a data é diferente no mundo todo? 

 

Isso mesmo: o Dia dos Pais é comemorado em quase todo o mundo, só que em datas diferentes. Países como Portugal, Espanha e Itália comemoram a data em 19 de Março, no dia de São José. E assim como os Estados Unidos, diversos países comemoram a data no terceiro domingo de Junho. É o caso da Argentina, Chile, França, Holanda, Índia e Reino Unido - além de muitos outros.

Já na Alemanha não existe um Dia dos Pais propriamente dito: lá os papais celebram no mesmo dia da Ascensão de Jesus - cuja data varia conforme a Páscoa. Na Rússia também não existe um Dia dos Pais estabelecido. A data é comemorada no Dia do Defensor da Pátria, que acontece no dia 23 de Fevereiro.


O Dia dos Pais ao redor do mundo 

 

Aqui no Brasil é tradição juntar a família, preparar um almoço todo especial e curtir esse dia ao lado dos nossos heróis. Mas esse costume não é universal. Ao redor do mundo, a data é comemorada das mais diferentes formas.

A Alemanha, por exemplo, possui tradições próprias em relação a essa data. Lá, é comum que a comemoração aconteça nas ruas, com passeios de bicicleta e piqueniques. Já outros países, como Canadá e Peru, não dão tanta importância à comemoração, vista apenas como uma data comercial.

Enquanto isso a Argentina e o Paraguai celebram a data com reuniões em família, presentes, cartões e muito carinho pelos tão amados pais.



Pratos deliciosos para saborear ao lado do seu pai 

 

E como domingo é o dia deles, nada mais justo do que reunir a família toda e surpreender o paizão com uma receita caprichada. Afinal, mimá-los nesse dia especial é mais do que merecido. Reunimos algumas dicas para você se inspirar e deixar seu pai com água na boca.

Carne à Moda Sazón
foto de carne

 

 

 

 

Arroz Segredo
foto de arroz com milho

 

 

 


Salada de folhas ao molho de mostarda
foto de salada com molho de mostarda

 

 

 

 

 

Sugestões para Você

Superstições de fim de ano: de onde surgiram as simpatias culinárias?
Como algumas comidas brasileiras foram inventadas
O que fazer no Dia das Crianças: 3 receitas especiais