• - Diminuir
  • + Aumentar
  • A Original

27 de Julho de 2022

Se você está pensando em reduzir o consumo de carne, saiba que existem receitas vegetarianas deliciosas e práticas que todos podem experimentar.

A dieta vegetariana vem ganhando cada vez mais popularidade. Isso acontece por vários motivos, como a busca por uma alimentação mais equilibrada, vontade de reduzir o consumo de alimentos de origem animal, por preocupação com a saúde e o meio ambiente, e questões econômicas.

Na dieta vegetariana, as carnes e os pescados são excluídos da alimentação, mas em alguns tipos ainda é possível incluir ovos ou laticínios. Assim, muitas pessoas têm dúvidas de como substituir as proteínas de origem animal, como as carnes de vaca ou suína e o frango.

Mas existem diversas alternativas para realizar essa substituição. O principal exemplo são as leguminosas, como feijão, ervilha, grão-de-bico e soja, pois são fontes de proteína vegetal, fibras e vitaminas. O tofu, obtido da soja, também pode ser uma boa escolha.

Além delas, é recomendável incluir no cardápio grãos, sementes e oleaginosas. Entre as opções, temos castanhas, quinoa, cereais e sementes de chia, linhaça e girassol.

Todos podem aproveitar as receitas vegetarianas

Mas você não precisa se tornar vegetariano para aproveitar todas as receitas vegetarianas. Se você está reduzindo o consumo de carne animal, elas são perfeitas. Afinal, existem muitos pratos sem carne deliciosos, práticos e nutritivos para compor as refeições.

Você pode, por exemplo, escolher um dia da semana para preparar receitas vegetarianas. Muitos optam pela segunda-feira. E até surgiu uma campanha internacional chamada segunda sem carne.

As receitas vegetarianas ficam ainda mais gostosas quando temperadas. Para isso, é possível contar com a versatilidade dos produtos da família SAZON®. Com diferentes sabores, eles deixam as preparações deliciosas de um jeito bem prático.

Receitas Vegetarianas práticas e deliciosas para saborear

Quer preparar pratos sem carne para toda a família? Então veja abaixo cinco receitas vegetarianas deliciosas e fáceis de fazer.

receitas-vegetarianas-praticas-e-deliciosas

Farofa de Feijão Vegetariana

Para preparar esta farofa saborosa, você vai usar feijão fradinho cozido. E a dica para realçar ainda mais o sabor é usar Caldo SAZÓN® Legumes, que é 0% gordura e dissolve fácil, por ser em pó. Esta receita é uma forma diferente de variar o preparo do feijão e incluir a leguminosa nas refeições do dia a dia.

bruschetta-vegetariana

Bruschetta Vegetariana

Que tal uma bruschetta diferente? Esta receita leva uma pasta de ervilha preparada com Tempero SAZÓN® Amarelo, próprio para legumes. Por fim, basta acrescentar tomate em cubinhos e regar com Azeite de Oliva TERRANO®.

picadinho-vegetriano

Picadinho Vegetariano

Nesta preparação, a carne é substituída por proteína texturizada de soja, que ganha sabor com Tempero SAZÓN® Amarelo. Para deixar o prato ainda mais nutritivo, entram vários legumes, como cenoura, mandioquinha e vagem.

macarrao-vegetariano

Macarrão Relâmpago Vegetariano

Nesta massa rápida preparada com legumes, o sabor vem do Tempero SAZÓN® Amarelo. Se quiser deixar o preparo ainda mais prático, a dica é ralar os legumes no processador. Por fim, polvilhe parmesão e sirva.

cuscuz-vegetariano

Cuscuz Vegetariano

Este cuscuz paulista preparado com legumes ganha uma camada extra de sabor com Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. Decorado com pétalas de cebola e buquês de brócolis, o prato vai deixar a mesa do almoço mais bonita.

Enfim, como vimos, não faltam receitas vegetarianas deliciosas e práticas para experimentar. Então, se a ideia é reduzir o consumo de carne, você já tem boas opções. Se desejar, você ainda pode ver aqui versões vegetarianas de receitas tradicionais, como feijoada e estrogonofe.

Veja também

Você está saindo do site de SAZÓN® para ver mais receitas no site de Sabores Ajinomoto.