• - Diminuir
  • + Aumentar
  • A Original

17 de Março de 2022

O arroz está presente quase que diariamente na mesa da maioria dos brasileiros. Por isso, um dos primeiros passos na cozinha é aprender como fazer arroz. Mas muita gente tem dificuldade para preparar um arroz saboroso. 

Então, vamos ver aqui como fazer arroz de uma forma simples e prática.

Mas antes você precisa conhecer os tipos de arroz mais comuns e fáceis de encontrar. São eles o arroz branco, o integral e o parboilizado. Entenda as diferenças.

Tipos de Arroz

Arroz branco (ou polido):

Este arroz passa por um processo de fabricação que remove a casca dos grãos, o que faz com que alguns nutrientes se percam. Mesmo assim, ainda pode ser uma opção nutritiva e que tem textura e sabor agradáveis à maioria das pessoas. Ele cozinha rápido – cerca de 15 minutos.

Arroz integral:

Neste tipo, a casca do grão é mantida, preservando assim os nutrientes e as fibras. Sua textura requer cozimento por um tempo maior – cerca de 40 minutos – e com mais água.

Arroz parboilizado:

Este arroz passa por um processo térmico que faz com que o grão absorva os nutrientes que ficam na parte externa. Só depois a casca é removida. Ele leva de 15 a 20 minutos para cozinhar.  

Existem ainda outros tipos de arroz, como o cateto, o arbóreo, o basmati e o vermelho. Mas vamos aprender aqui a cozinhar os mais usados.

Veja como fazer arroz branco, integral e parboilizado

Passo 1 – Refogue o arroz

O arroz geralmente não precisa ser lavado antes de ir para a panela. Mas se você faz questão de lavar, seque bem os grãos antes do cozimento, se quiser um arroz soltinho. Coloque um pouco de óleo na panela e refogue o arroz branco ou parboilizado por alguns minutos, mexendo sempre. Isso ajuda a selar os grãos e deixar o arroz solto. Elimine essa etapa no arroz integral, porque sua casca já é uma proteção natural.

Passo 2 – Acrescente a água

Com o arroz refogado, coloque a água, que pode ser quente ou fria. A água fervente cozinha o arroz um pouco mais rápido. Para o branco e o parboilizado, o ideal é usar o dobro de água em relação à quantidade de arroz. Assim, se você for fazer uma xícara de arroz, use duas de água. Para o integral, a proporção de água é maior: são três xícaras para cada xícara de arroz.

Para realçar o sabor, após colocar a água, acrescente Tempero SAZÓN® Branco, ideal para o preparo de arroz. Para uma xícara de chá de arroz cru, use um sachê de Tempero SAZÓN® Branco e uma pitada de sal. Rende 4 porções.

Passo 3 – Cozinhe os grãos

Depois de colocar a água, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que os grãos absorvam toda a água. O momento de desligar o fogo é quando secar o líquido no fundo da panela e o arroz estiver “al dente”. 

Passo 4 – Deixe descansar

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos. Assim, o arroz termina de cozinhar no próprio vapor. Solte os grãos com um garfo ao servir.

Agora que você já sabe como fazer arroz, separamos duas receitas para variar o arroz branco e uma de arroz integral bem prático. 

3 receitas para variar o arroz

arroz com abobrinha

Arroz com Abobrinha

Que tal incrementar o arroz branco do dia a dia? Você pode refogá-lo com Tempero SAZÓN® Branco e acrescentar abobrinha, ervilhas frescas e milho-verde em conserva. Esta é uma ótima forma de incluir legumes na alimentação. 

arroz nutritivo

Arroz Nutritivo

Com esta receita, o arroz parboilizado torna-se uma preparação colorida, incrementada com carne-seca, cenoura e milho-verde. O arroz ainda ganha sabor com Tempero SAZÓN® Branco. Uma delícia! 

arroz integral na pressao

Arroz Integral na Pressão    

Esta receita é prática, porque o arroz integral cozinha bem mais rápido na panela de pressão. O sabor extra vem do Caldo SAZÓN® Legumes. O prato leva ainda cenoura, milho, pimentão e peito de peru. 

Nada melhor que um vídeo para entender o passo a passo de como preparar um  arroz delicioso. Então, clique aqui e assista o vídeo com duas formas de fazer arroz branco: na panela e no micro-ondas.

Viu como fazer arroz pode ser simples e fácil? Agora é só praticar, variar as receitas e servir um prato delicioso para a família.

Veja também

Você está saindo do site de SAZÓN® para ver mais receitas no site de Sabores Ajinomoto.