Como fazer arroz de forno?

O arroz provavelmente é um prato que já tem presença garantida na mesa em quase todas as refeições da sua família. Mas vale lembrar que além de ser um acompanhamento coringa, também é possível criar receitas práticas e deliciosas, dando outra cara e sabor à receita tradicional. E o melhor de tudo: sem precisar gastar muito!

Uma das melhores formas de fazer isso é usar alguns ingredientes que você já tem em casa - e até mesmo aproveitar aquele arroz que sobrou da refeição anterior - e transformar tudo isso em um incrível arroz de forno! Assim, você alia sabor, criatividade e economia para preparar uma refeição surpreendente!

Gostou da ideia? Então, confira abaixo como fazer arroz de forno e descubra, ainda, algumas receitas diferentes para experimentar! 


Passo a passo de como fazer arroz de forno

 

O segredo do arroz de forno é preparar o arroz da forma tradicional, e depois incrementar com os ingredientes de sua preferência, como queijo, presunto, ervilha ou legumes, antes de levar ao forno. 

Olha como é fácil fazer um Arroz de Forno com essa receita que separamos para você. Você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de óleo

  • 1 cebola pequena picada

  • 1 xícara (chá) de arroz cru

  • 1 envelope de Tempero SAZÓN® Branco

  • meia colher (chá) de sal

  • 2 xícaras (chá) de água (400 mL)

  • 1 ovo

  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

  • 100 g de fatias de muçarela picadas

  • 100 g de presunto em fatias picadas

  • meia xícara (chá) de azeitonas verdes picadas

  • 3 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado

Com uma panela média e uma tigela em mãos, vamos começar a receita: 

  • Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 2 minutos ou até dourar. Acrescente o arroz e refogue rapidamente. Adicione o Tempero SAZÓN®, o sal e a água, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitampada, por 10 minutos, ou até secar todo o líquido e o arroz estar macio.

  • Transfira para uma tigela, misture o ovo, a manteiga, a muçarela, o presunto e a azeitona, e acomode em um refratário retangular pequeno (26 x 16 cm). Espalhe o queijo ralado, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos.

  • Retire o papel e deixe por mais 10 minutos, ou até dourar a superfície. Retire do forno e sirva em seguida!

  • Receita aprendida, certo? Agora você pode experimentar outras ideias diferentes para preparar arroz de forno. Confira as nossas sugestões!


Sete receitas diferentes de arroz de forno para fazer em casa!

 

Foto de arroz de forno

  1 - Arroz de Forno aos Três Queijos: com um preparo de menos de meia hora, você pode saborear essa receita que leva um creme de três queijos maravilhoso! Experimente em casa!

2 - Arroz de Forno com Carne-Seca e Abóbora: para quem gosta de um sabor diferente, a receita que leva carne-seca e abóbora é uma ótima opção! E, é claro, não esqueça do Tempero SAZÓN® Branco para que o arroz fique perfeito.

3 - Arroz de Forno Especial: essa é aquela receita com ingredientes que todo mundo tem em casa e superfácil de fazer. Você só precisa de arroz, queijo, salsicha e pronto! Confira!

4 - Arroz de Festa: a receita perfeita para ocasiões especiais, sem perder a praticidade! Com Tempero SAZÓN® Verde, nozes e biscoito, o sabor desse prato é incomparável!

5 - Arroz Mineiro: para quem ama acrescentar banana nas refeições, essa receita é perfeita! Ela leva banana, ervilha, presunto e queijo. Confira, inove nas refeições e experimente um novo sabor na sua casa!

6 - Arroz de Forno à Parmegiana: que tal unir o sabor incrível da parmegiana com a praticidade do arroz de forno? E tudo ainda reforçado com Caldo SAZÓN® de Carne!

7 - Arroz Gratinado: com Caldo SAZÓN® Legumes, pimentão, ervilha e queijo parmesão, essa receita gratinada fica maravilhosa. Vale a pena tentar em casa!

Viu só como dá para fazer um delicioso arroz de forno aproveitando a praticidade desse ingrediente coringa e inovando com aquilo que você já tem em casa? Aproveite as dicas e saboreie todas as receitas!