• - Diminuir
  • + Aumentar
  • A Original

25 de Fevereiro de 2022

Que tal ganhar tempo e voltar para casa sem esquecer nenhum produto? Ao fazer uma lista de compras de supermercado, você pode tornar as compras mais práticas e rápidas e ainda economizar.

O hábito de criar e organizar uma lista de compras torna a ida ao supermercado mais funcional. Você evita a compra por impulso, não precisa voltar muitas vezes ao supermercado e ainda arruma melhor a despensa, evitando o vencimento de e o desperdício.

Veja, abaixo, dicas para montar uma lista de compras de supermercado

organize a despensa

Organize a despensa

Antes de preparar a lista de compras, dê uma boa olhada na despensa e na geladeira. Agrupe os produtos semelhantes, confira as datas de validade e anote o que está faltando. Assim, você não corre o risco de fazer uma coleção dos mesmos itens.

separe por categoria

Defina os produtos por categorias

Anotar os itens aleatoriamente em um pedaço de papel não é a melhor estratégia para sua lista de compras. Procure separar os produtos por categorias, já pensando na disposição deles nas prateleiras do supermercado. As principais categorias são: frutas e vegetais, laticínios, carnes, mercearia, padaria e material de limpeza.

Agrupar os produtos por categorias torna a compra mais rápida e ainda facilita a prática de deixar os itens refrigerados para o final da compra, para que não fiquem muito tempo sem refrigeração.

planeje o cardápio

Planeje o cardápio antes de montar a lista de compras

Ao planejar as refeições da semana, você saberá quais itens serão necessários e não faltará nada na sua lista de compras. Você ainda pode aproveitar os alimentos da estação, que geralmente são mais frescos e têm preços melhores.

Além de facilitar as compras, montar um cardápio semanal ajuda a variar a alimentação. Se você pretende comprar frango, pense em diferentes preparações. Para fazê-lo à milanesa, por exemplo, você pode incluir na lista de compras filé de peito e SAZÓN Tempera & Empana Milanesa Tradicional, que facilita o preparo. Veja cinco receitas aqui.

Para outras preparações com a ave, a dica é o Tempero SAZÓN® Verde, ideal para o preparo de pratos com frango.

Se a ideia é incluir mais legumes no cardápio, uma boa escolha é prepará-los refogados ou

Daí a sua lista de compras pode incluir vários tipos de legumes e opções de temperos para deixá-los ainda mais gostosos, como SAZÓN® Toque de Alho, Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste e Tempero SAZÓN® Amarelo. Veja, aqui, cinco receitas de legumes assados.

Muitas vezes, para variar o cardápio, basta dar um toque diferente nas receitas do dia a dia. Então, se você tem na lista de compras carnes suína e bovina ou frango, pode incluir SAZÓN® Toque de Alecrim, que vai muito bem com esses tipos de carnes.

Veja, três preparações para se inspirar: Costela com Aipim, Frango ao Toque de Alecrim e Bisteca ao Alecrim. Veja, aqui, uma receita fácil de filés de Saint Peter ao limão.

como criar sua lista de compras

Escolha como criar sua lista de compras

Existem várias formas de criar uma lista de compras de supermercado. Você pode anotar os produtos em um bloquinho de papel. Dá ainda para usar o bloco de notas do celular ou baixar um aplicativo de lista de compras. Você pode também montar uma planilha com vários produtos e atualizá-la a cada ida ao supermercado.

evite ir ao mercado com fome

E, por último, evite ir ao supermercado com fome

Os especialistas em comportamento já comprovaram: quando vamos ao supermercado com fome, a tendência é colocar mais itens no carrinho e, muitas vezes, sabotar a lista de compras. Por isso, programa-se para fazer supermercado em horários pós-refeições ou coma alguma coisa antes de ir às compras.

Agora que você já sabe como criar e organizar uma lista de compras de supermercado, abastecer e a geladeira pode se tornar uma tarefa bem mais prática e econômica.

Veja também

Você está saindo do site de SAZÓN® para ver mais receitas no site de Sabores Ajinomoto.