Seu navegador está desatualizado. Atualize-o para obter uma melhor visualização do site!

Sabia que aquela sua panela preferida pode soltar substâncias nos alimentos?

Se você costuma escolher as panelas só pelo design, cuidado: existem várias substâncias que podem ser liberadas por ela na hora do uso. Mas não se assuste: temos uma lista de curiosidades que vão mostrar as melhores opções pra você.

Panela de Alumínio

As substâncias liberadas na hora do cozimento variam de panela para panela, de acordo com o seu material. Panelas de alumínio liberam metais tóxicos, e por isso não são recomendadas, principalmente se ficarem muito tempo em contato com o alimento, pois o contaminará ainda mais.

Ferro

Os metais liberados podem fazer tanto mal quanto bem à saúde. Estudos apontam que usar panelas de ferro podem ajudar a aumentar o nível deste nutriente nos alimentos. E, nesse caso, o velho ditado “panela velha é quem faz comida boa” faz muito sentido! Isso porque quanto mais antiga ela for, mais minerais serão transmitidos para a comida.

Antiaderente

Apesar de serem ótimas para preparar alimentos que normalmente levariam óleo em excesso, as panelas antiaderentes geram muitas controvérsias. Elas contêm traços de materiais altamente nocivos: o ácido perfluoro-octanóico e o politetrafluoretileno.

Segundo estudos, a primeira substância está associada à alguns cânceres, problemas de tireóide e diversas outras complicações. Já a segunda, libera gases tóxicos quando exposto a altas temperaturas, que podem causar sintomas parecidos com os da gripe. Caso sua panela antiaderente esteja riscada, o mais indicado é descartá-la imediatamente.

Inox

As panelas ideais são de aço inoxidável (inox). Feitas de ferro combinado com cromo e níquel, são práticas e fáceis de lavar. O ferro e cromo são considerados nutrientes essenciais. Ainda assim, como a ingestão do níquel pode ser prejudicial à saúde, é recomendado ferver água cerca de 4 vezes antes de utilizar a panela para o cozimento de alimentos, mesmo que esse tipo de panela libere pequenas quantidades desse metal.


Viu como a escolha da panela adequada para o preparo dos alimentos é assunto importante?

Sugestões para Você

5 mitos populares na hora de cozinhar
5 coisas que você nem imaginava sobre culinária