Como fazer feijão sem erro!

  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Qual brasileiro não gosta de um bom feijão? Esse prato tem tudo a ver com a nossa história e já faz parte do dia a dia, mas nem todo mundo se arrisca a preparar. Pensando nisso, separamos receitas que ensinam como fazer feijão de forma prática - e também com economia!

Preparar feijão com sabor e praticidade

Abaixo, separamos alguns dos principais truques e respondemos aquelas dúvidas que surgem quando se está cozinhando feijão. Veja só que fácil:

Deixar os grãos mais macios: deixe-os de molho antes de cozinhar, por cerca de 12 horas, e adicionar o sal somente no fim do cozimento. Assim, você terá um preparo mais rápido e ainda reduzirá a capacidade do feijão de causar gases.

Como deixar o caldo encorpado: poucas coisas desapontam tanto quanto preparar um caldo ralo no feijão do almoço de domingo. Evitar que isso aconteça é bem fácil: depois que o feijão pegar pressão, deixe-o cozinhar em fogo baixo até o caldo ficar com a consistência que você deseja. Outra dica é amassar uma concha dos grãos em um prato e voltar à panela.

Como temperar: o momento de adicionar o tempero ao feijão é quando ele já está cozido, mas os grãos ainda estão duros. Para temperar de forma rápida e prática, aposte no Tempero Sazón® Marrom, que traz uma mistura de ingredientes e condimentos que vão deixar o seu feijão com gostinho e aroma inconfundíveis.

Como armazenar o feijão: se você for preparar feijão para a semana toda, a dica é cozinhá-lo sem tempero, armazenar e adicionar os temperos somente na hora do consumo! No congelador, o feijão pode ser armazenado por até três meses; já na geladeira, ele só pode ficar guardado por três dias e, antes de ser consumido, precisa ser fervido. Mas atenção: o feijão não pode ser fervido mais de uma vez!

Como saber a quantidade de água: utilize a proporção de um litro de água para cada xícara (chá) de feijão.

O que fazer quando o feijão fica muito salgado? Adicione algumas folhas de couve - ela irá absorver o excesso de sal e ainda dará um sabor extra ao alimento. Outra dica que tem o mesmo efeito é adicionar uma batata ou algumas gotas de limão.

Dicas de receitas com feijão

Depois dessas dicas de ouro, claro que não poderíamos deixar de indicar, também, algumas receitas para você arrasar no preparo de um delicioso feijão. Confira!

Feijão-Preto Saboroso


Para começar, uma dica muito prática e deliciosa: o Feijão-Preto Saboroso! Servida como acompanhamento, essa receita rende quatro porções e conta com muito sabor (não é à toa que está no nome!). Com feijão-preto, bacon picado, linguiça calabresa, cebola, alho e Tempero Sazón® Marrom, esse prato é garantia de agradar a família toda. Clique aqui e confira a receita completa!

Feijão à Moda Sazón®


Uma ótima alternativa ao feijão-preto, e que pode aliviar um pouco as contas do mês, é utilizar ingredientes, como o feijão-fradinho. A receita de Feijão à Moda Sazón® ensina como preparar essa delícia de forma bastante fácil, utilizando ingredientes, como cebola, pimentão verde e polpa de tomate - e com um toque irresistível do Caldo Sazón® Costela. Acesse o passo a passo completo e aprenda a preparar esse prato.

Tutu de Feijão


Também dá para inovar na cozinha com feijão! Uma boa dica para isso épreparar esse Tutu de Feijão, prato típico de Minas Gerais, que rende seis porções e demora apenas 15 minutos para ficar pronto. Traga essa delícia da cozinha mineira para o seu lar! Clique aqui e veja o passo a passo completo da receita!