23 de Maio de 2018
Cozinhar muitas vezes nos une e faz nos lembrarmos dos laços que temos entre nós. Algumas pessoas vão além e espalham esse amor para quem mais precisa, com muito sabor, dedicação e alegria. Pessoas solidárias, que ensinam, acolhem, dão exemplo.
SAZÓN® apresenta a série Espalhando o Amor, que vai contar histórias de pessoas que, através da comida, dão um verdadeiro exemplo de cidadania e transformam vidas. Acompanhe os episódios no Canal Sony e aqui na internet!
--------------
Episódio 4 - A Cozinha que Liberta
Jussara Gomes de Oliveira é chefe de cozinha e mora em Belo Horizonte, Minas Gerais. Hoje ela sabe que com alguns gestos é possível melhorar a vida de outras pessoas.
Jussara é voluntária do projeto Mãos na Massa, onde dá aulas de panificação em uma penitenciária feminina. No curso, ela contribui para o processo de reintegração social dessas mulheres, ensinando-as a preparar pães e bolos para que, futuramente, possam trabalhar nessa área.
E esse é o caso de uma de suas ex-alunas. Através das aulas, Naiara descobriu o seu amor pela cozinha e teve sua vida transformada depois de sair da penitenciária.
Veja essa história no vídeo abaixo:
Cozinhar é um ato de amor que transforma vidas. Quer aprender a preparar o pão de torresmo feito no filme? É só conferir a receita no site Sabores Ajinomoto.
--------------
Episódio 3 - O alimento que dá voz
Elvis Campello mora em São Paulo e trabalha há 19 anos na área de alimentos e bebidas. Em sua casa, ele mantinha um espaço cultural e gastronômico, mas percebeu que poderia fazer mais.
Foi aí que Elvis transformou seu lar em um espaço social. Ele criou o projeto O mundo cabe numa lajinha, que recebe refugiados para cozinhar e vender
seus pratos, possibilitando que essas pessoas tenham uma renda própria.
Dentre esses refugiados está Hortense Mbuyi, da República Democrática do Congo. Ela é formada em Direito Econômico e Social, mas também é apaixonada por cozinhar. Através do projeto, consegue preparar pratos do seu país e se sentir um pouco mais em casa.
Quer conhecer mais sobre essa história? Assista ao vídeo:
Um belo projeto que mostra como o ato de cozinhar pode ser acolhedor. E você também pode preparar Samosa, o prato feito por Hortense no vídeo. É só conferir a receita no site Sabores Ajinomoto.
--------------
Episódio 2 - O Despertar da Cozinheira
Lili Almeida mora em Salvador, Bahia, e é especialista em culinária afro-brasileira. Ela nasceu e foi criada em Bonfim, e passou a maior parte da sua infância vendo sua avó cozinhar.
Mas foi só depois de 20 anos que ela resolveu se aventurar na cozinha. E foi neste momento que algo acendeu dentro dela.
A culinária fez com que Lili se conhecesse cada vez melhor e isso mudou a sua vida. E por que não compartilhar seu conhecimento com outras pessoas?
Lili fundou o projeto Despertar da Cozinheira, em que dá aulas para mulheres e ajuda a empoderá-las através dos ensinamentos de culinária.
Veja no vídeo um pouco da história de Lili e de seu projeto.
Uma história que mostra que o amor pela comida pode transformar vidas. E você também pode fazer o vatapá que a Lili prepara no vídeo. É só conferir a receita no site Sabores Ajinomoto.
--------------
Episódio 1 - O ragu que constrói pontes
Julio mora em Porto Alegre (RS) e passou por muita coisa na vida até chegar aqui. Já foi esportista, mas sofreu uma contusão que o impediu de seguir. Já viveu uma vida de excessos, de festas e riscos. Tentou outras carreiras, mudou de país, mas sempre faltava algo.
Até que descobriu a culinária, formou-se em Gastronomia e parecia ter encontrado um bom rumo. Passou por diversos restaurantes de vários lugares, mas ainda faltava uma pecinha para completar seu quebra-cabeça.
Foi então que ele fundou o coletivo Cozinheiros do Bem — Food Fighters e resolveu cozinhar com o coração. O Cozinheiros do Bem é, hoje, o coletivo que mais ajuda pessoas em situação de rua no Brasil, distribuindo deliciosas marmitas na capital gaúcha.
O resultado? Você confere pela voz do próprio Júlio. Assista!
Um lindo gesto e um delicioso sabor pra quem mais precisa. Mas você também pode preparar o Ragu do Julio, o mesmo do filme — é só conferir a receita no link abaixo:
#EspalheOAmor