Receitas antigas que adoramos até hoje

  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Todo brasileiro sabe que nada se compara aos pratos tradicionais quando o assunto é uma refeição saborosa com uma pitada de memória afetiva. A prova disso é essa lista com cinco receitas que já foram criadas há bastante tempo e mesmo assim seguem agradando (e muito!). Confira um pouco da história dessas comidas e ainda aprenda a prepará-las!
 

5 receitas antigas que continuam fazendo sucesso no Brasil

 

1) Receita de Arroz com Galinha

O Arroz com Galinha, mais conhecido como Galinhada, é um prato muito apreciado em todas as regiões do Brasil, mas principalmente em Minas Gerais. Trazida para cá pelos colonizadores portugueses, a receita, inclusive, figurava entre as preferidas do imperador D. Pedro II –há registros desse prato em cardápios de jantares servidos por ele à nobreza brasileira da época. Sua origem não é muito exata, mas acredita-se que tenha surgido na Índia, onde o cultivo de arroz e a criação de galinhas já existia há milhares de anos.

Além de muito gostoso, o Arroz com Galinha também é bastante conhecido pela praticidade no preparo. Separamos para você uma receita deliciosa que leva Tempero Sazón Verde®, rende cinco porções e fica pronta em apenas 40 minutos. Deu água na boca? Então, veja aqui Receita de Galinhada!

2) Receita de Estrogonofe de Carne
Outro prato que está entre os queridinhos dos brasileiros é o Estrogonofe (ou strogonoff), uma receita russa que possui origem um tanto polêmica. Isso porque há muita incerteza sobre como ela surgiu: alguns dizem que o prato foi criado em homenagem a um nobre conde da família Stroganov (nome original da receita); jáoutros afirmam que ele surgiu em uma competição de culinária que aconteceu em 1890. Porém, até hoje nenhuma dessas teorias foi confirmada.

De lá pra cá, o estrogonofe se espalhou pelo mundo todo, e sua receita também foi sendo adaptada. Atualmente, a maioria das versões no Brasil leva carne bovina cortada em cubos, molho de creme de leite com ketchup e champignon. Dúvidas sobre sua origem à parte, a certeza é que o resultado dessa receita é uma delícia. E para saber como preparar um irresistível Estrogonofe de Carne com um toque especial de Tempero Sazón® Vermelho, é só acessar a receita.
 

3) Receita de Tapioca de Frango

Uma receita nascida no Brasil antes mesmo do lugar se chamar Brasil, a tapioca é um ingrediente criado pelos índios. Na época dos indígenas, tinha o nome tupi de tïpï’og (coágulo) e usada como ingrediente de um bolinho redondo chamado beiju. Hoje, a tapioca é o nome dado à farinha obtida a partir do amido da mandioca, àquelas panquequinhas características da culinária nordestina (que são feitas com essa farinha) e, fora do Brasil, tapioca também pode ser o nome da própria raiz da mandioca.

Tão versátil quanto saborosa, ela ganhou o coração e o paladar dos brasileiros, se espalhando não só no Nordeste, mas também por todo o País. Se você não sabe como preparar uma tapioca, sem problemas – clicando aqui você acessa uma receita deliciosa de Tapioca de Frango que rende oito porções e fica pronta em apenas 40 minutos!

4) Receita de Polenta Mole

Você aprecia um bom prato de polenta? Pois saiba que essa receita é bastante antiga e já fazia sucesso muito antes da chegada dos imigrantes italianos ao Brasil, que nos apresentaram a essa delícia feita de farinha de milho (também conhecida como fubá ou angu em algumas regiões). Há quem diga que a origem do prato é milenar, pois os gregos consumiam um alimento muito similar à polenta, feito a partir da farinha de fava ou farro. Mas a polenta como conhecemos hoje surgiu mesmo na Itália, no século XVI, após a chegada do milho à Europa.

A princípio, a polenta era considerada um prato camponês, consumido pelas pessoas mais simples, mas hoje ela é um prato típico de sucesso na Itália, com variadas receitas que levam molhos e acompanhamentos bem-elaborados. Aqui, no Brasil, a polenta também ganhou diversas versões, podendo ser consumida até mesmo frita! Quer aprender a preparar uma deliciosa receita de Polenta Mole? É muito fácil: basta clicar aqui e conferir o passo a passo!

Sugestões para você:

Como algumas comidas brasileiras foram inventadas
Culinária nordestina: deixe esse sabor entrar na sua cozinha