Meu filho não come verduras e legumes: o que fazer?

Manter uma alimentação equilibrada é um hábito importante e que deve começar desde a infância. Mas nós sabemos como isso pode ser desafiador para os pais, já que as crianças costumam ter bastante resistência para comer alimentos como legumes e verduras. 

O cuidado é para que esse comportamento não seja levado para o futuro. Portanto, se o seu filho não come legumes e verduras, não se preocupe: selecionamos algumas dicas para ajudar você a inserir esses alimentos no cardápio da criança de forma atrativa!

Como misturar legumes e verduras no cardápio infantil

 

Algumas crianças têm dificuldade de aceitar alimentos que não conhecem, principalmente legumes e verduras. Por isso, tudo vai depender da forma que a comida será oferecida! A apresentação visual e a forma de preparo fazem toda a diferença. Além dos nutrientes que trazem, as cores dos alimentos podem mudar a decisão da criança, deixando tudo mais atrativo!

Preparar legumes e verduras junto dos alimentos já conhecidos também é uma opção! A cenoura, por exemplo, pode ser misturada com arroz ou então usada para fazer uma Lentilha com Legumes, deixando a refeição mais nutritiva e colorida. Além disso, invista no lúdico e no divertido! Use a criatividade para criar “desenhos” com a comida, como algo que lembre um rostinho ou um personagem, por exemplo.  

O legal é que a criança crie um interesse por esses alimentos e decida quais ela gosta. Para isso, é interessante incentivar a criança a participar mais da cozinha e do preparo dos alimentos com você! E também é importante levar em consideração algumas dicas, como:

⦁    Não forçar, nem ameaçar, se a criança não quiser comer.
⦁    Não oferecer recompensas, pois não é uma atitude saudável.
⦁    Não demonstrar irritação, pois isso deixa a criança ainda mais desconfortável.
⦁    Oferecer o alimento várias vezes e em preparações variadas.

Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas receitas legais de se ter na manga para preparar em casa. Confira as nossas sugestões!

11 receitas com legumes e verduras para o cardápio infantil

 

Foto de batata de carinhas com molho

1 - Batata de Carinha: Ótimas para explorar a questão visual e deixar o prato atrativo para as crianças, as batatas em formato de carinha são muito práticas e rendem várias porções. Faça em casa!

2 - Suflê de Cenoura e Coco: Com Tempero SAZÓN® Amarelo, que deixa os legumes ainda mais saborosos, é uma receita rápida e perfeita para experimentar novos sabores. Experimente em casa! 

3 - Musse de Pepino: Essa é para inovar na cozinha. Utilize o Tempero SAZÓN® Saladas para realçar o sabor e sirva o pepino de uma forma totalmente nova para as crianças. Confira aqui!

4 - Abobrinha Recheada: Rechear os legumes é sempre uma ótima opção para torná-los mais atraentes e saborosos. Experimente!


Fotos de pipoca feitas com couve-flor

5 - Pipocas de Couve-flor: Que tal usar a couve-flor para fazer um aperitivo? O Tempero SAZÓN® Amarelo, a farinha de mandioca e o queijo trazem um sabor incrível. Aproveite!

6 - Rocambole de Espinafre: Em 45 minutinhos você vai ter uma receita muito saudável e diferente. As cores são muito atrativas para a criançada! Experimente!


Foto de um sanduiche no formato de centopeia

7 - Centopeia Divertida: Para ganhar as crianças pelo visual, nesta receita você vai montar o corpo da centopeia com sanduíches cortados em formato redondo e as patinhas com rodelas de pepino. E tem até rostinho de tomate-cereja, com olhinhos de queijo e boquinha de cenoura!  

8 - Delícia de Brócolis: Brócolis, cebola e aveia: três ingredientes que vão se transformar num lanche gostoso e nutritivo para os pequenos. Aproveite!

9 - Hambúrguer de Legumes: Rende oito porções e você só precisa de 35 minutos disponíveis. Um prato saudável e prático, do jeito que você gosta. Faça em casa!

10 - Lasanha de Berinjela: Lasanha é um prato que as crianças adoram, então a ideia é incluir camadas de berinjela, além da tradicional carne moída e do queijo. Aproveite!

11 - Batatas Duchesse: Um prato que fica pronto em 40 minutinhos e só pede ingredientes que você tem em casa, porque batata é sempre uma ótima opção! Confira!

Viu só como é fácil? Agora você já sabe o que fazer quando seu filho não quiser comer legumes e verduras. Coloque as dicas em prática e experimente as receitas em casa!