• - Diminuir
  • + Aumentar
  • A Original

07 de Junho de 2022

Você sabia que uma alimentação equilibrada pode contribuir para o bom funcionamento do nosso sistema imune? Isso acontece porque vários nutrientes presentes na alimentação possuem propriedades que podem ajudar na defesa do organismo.

Quando a imunidade está baixa, o organismo fica mais fragilizado e pode contrair doenças, como gripes, resfriados e infecções.

A chave para fortalecer o sistema imunológico é ter um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos, sono de qualidade e baixos níveis de estresse. Além disso, uma alimentação equilibrada também é essencial, pois fornece nutrientes que auxiliam as células de defesa a modular suas respostas contra os invasores.

Estudos apontam que alimentos fontes de vitaminas E, de minerais, como o zinco, e de Ômegas 3 e 6 podem ajudar no funcionamento adequado do nosso sistema imune.

Alimentos ricos em vitaminas e suas propriedades

  • Ômegas 3 e 6

São encontrados principalmente em peixes e frutos do mar, castanhas e sementes. Ômegas 3 e 6 podem contribuir para a resposta imune e possuem propriedades anti-inflamatórias.

  • Vitamina E

Presente nos grãos de cereais e em seus óleos, além de carnes, ovos, peixes, azeite e produtos lácteos, a vitamina E exerce papel antioxidante, protegendo as células do nosso corpo.

  • Vitamina D

É encontrada em alimentos fortificados e em peixes, como salmão e sardinha. Mas a principal forma de adquirir a vitamina D é pela exposição ao sol. Ela pode agir como componente anti-inflamatório e antioxidante, estimulando o bom funcionamento do sistema imune.

  • Zinco

Pode ser encontrado em carnes, ovos, leguminosas, frutos do mar, fígado e cereais integrais. O mineral pode atuar melhorando a nossa resposta imune e tem ação anti-inflamatória.

Agora que já sabe um pouco mais sobre o que o organismo precisa para se defender, vamos às receitas para aproveitar todos esses bons nutrientes.

7 receitas para quem procura uma alimentação equilibrada para contribuir com a imunidade

alimentação-equilibrada-dia-a-dia

Confira preparações que ajudam a ter uma refeição balanceada e nutritiva para ajudar na defesa do organismo.

salmao grelhado com legumes

Salmão Grelhado com Legumes

O salmão é fonte de Ômega 3 e de proteína, além de conter gorduras boas. Nesta receita, o peixe ganha ainda mais sabor com Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste e é servido com legumes, que fornecem ainda mais nutrientes ao prato.

caldeirada de frutos do mar

Caldeirada de Peixe

Peixe é uma ótima alternativa por seus benefícios para a saúde e nesta receita você vai usar filés de merluza em cubos. A caldeirada fica ainda melhor com Caldo SAZÓN® Camarão, que dá aquele sabor gostoso de camarão, mas com muita economia.

iscas de figado aceboldoas

Iscas de Fígado Aceboladas

Fonte de zinco e proteína, o fígado desta receita fica uma delícia com Tempero SAZÓN® Toque de Alho. Para deixar o prato mais equilibrado, a dica é servir com legumes, como pimentão e brócolis.

omelete de talos e ramas

Omelete de Talos e Ramas

Nesta receita, a omelete leva talos de salsinha e beterraba e ramas de cenoura, que a deixam mais equilibrada. O sabor especial vem do Tempero SAZÓN® para Pipoca Sabor Manteiga. Uma delícia!

file recehado

Filé Recheado com Tomate-Seco, Nozes e Abobrinha

Nesta preparação, além da proteína da carne, é possível aproveitar os benefícios das nozes, fontes de Ômega 3, fibras e gorduras boas. O filé-mignon ganha sabor com Caldo SAZÓN® Carne e as nozes e a abobrinha levam Tempero SAZÓN® Amarelo. Depois basta enrolar como um rocambole.

almondegas gratinadas

Almôndegas Gratinadas com Salada Verde

Esta receita que combina carne moída e salada de alface e brócolis torna-se muito prática e saborosa com SAZÓN® Tempera & Dá Liga Sabor Tradicional, ideal para facilitar o preparo de almôndegas, bolos de carne e hambúrgueres. A salada ganha ainda mais sabor com Azeite de Oliva Terrano® e Tempero SAZÓN® Saladas.

lentilha com quinoa

Lentilha com Quinoa

Nesta preparação, você vai aproveitar os benefícios de um ótimo cereal fonte de proteína vegetal e fibras. A lentilha fica uma delícia cozida com Tempero SAZÓN® Marrom. Depois misturar com a quinoa para ter um prato delicioso.

Se você quer incluir mais peixe nas suas refeições, para aproveitar todos os seus benefícios, listamos aqui 10 receitas com peixes para fazer em até uma hora. Aproveite!

Com todas essas dicas e receitas fica mais fácil ter uma alimentação equilibrada, que ainda pode contribuir para o bom funcionamento da imunidade. Então, é só escolher as suas preferidas e preparar para toda a família.

Veja também

Você está saindo do site de SAZÓN® para ver mais receitas no site de Sabores Ajinomoto.