• - Diminuir
  • + Aumentar
  • A Original

30 de Novembro de 2021

Com a nossa nova rotina diante da pandemia e da quarentena, o hábito de congelar alimentos nunca fez tanto sentido! A prática serve tanto para evitar desperdícios em uma refeição que sobrou, quanto para planejar a alimentação da semana. Confira neste texto algumas dicas valiosas para armazenar de forma correta e aproveitar ao máximo os alimentos e refeições.

1) Selecione ingredientes frescos para congelar os alimentos

selecione Ingredientes Frescos para congelar os alimentosÉ extremamente importante conferir se a comida está no auge do seu frescor antes de ir para o congelador. No caso das hortaliças e verduras, o congelamento deve ser feito logo depois da compra e eles devem estar bem limpos e em ótima qualidade.

2) Prepare os alimentos

preparo os alimentosPara congelar alimentos, por exemplo: legumes e vegetais é importante fazer o processo chamado de "branqueamento”. Escaldar em água fervente por alguns segundo e, em seguida, resfriar em água gelada com cubos de gelo. Essa técnica interrompe o processo de cozimento, mantendo o alimento com a cor viva e textura ideal. Essa técnica mata os micro-organismos e garante a manutenção de cores e nutrientes.

Para congelar refeições ou alimentos já prontos, nunca os coloque ainda quentes no congelador. Não deixe também de marcar a data de preparação e de validade das comidas congeladas, porque os alimentos congelados também têm prazo de validade, de geralmente, 30 dias!

3) Separe os recipientes

separe os Recipientes Uma outra dica importante para congelar alimentos é porcionar e armazená-los nos recipientes corretos. Pense sempre em embalagens próprias para congelamento e que possam ir ao micro-ondas. Dessa forma, tanto o descongelamento quanto o aquecimento ficam mais práticos. Potes e travessas bem vedadas para evitar a passagem de aroma e ainda bem resistentes à gordura ou para não rasgar com facilidade.

Com relação ao armazenamento, ainda é importante envolver os alimentos de forma bem justa para eliminar o ar em contato com o alimento. A mesma dica vale para aqueles armazenados em potes com tampas. Deixe apenas o espaço suficiente para que o alimento se expanda após o congelamento sem levantar a tampa.

4) Para descongelar os alimentos

para descongelar os alimentosAlém de todas essas dicas e técnicas para congelar alimentos, o processo de descongelar também é importante para manter a qualidade dos alimentos e das refeições. Por mais que seja rápido e prático, descongelar fora da geladeira não é o melhor jeito. Frutas e tortas, se ainda embalados, podem ser descongelados no micro-ondas, por exemplo. Mas proteínas cruas, precisam ficar dentro da geladeira, por isso, se programe!

Veja também

Você está saindo do site de SAZÓN® para ver mais receitas no site de Sabores Ajinomoto.