Seu navegador está desatualizado. Atualize-o para obter uma melhor visualização do site!

Otimizar o tempo na cozinha: 7 dicas infalíveis

Cozinhar para quem a gente ama é muito prazeroso, mas com a correria do dia a dia nem sempre conseguimos dedicar tempo para essa atividade. Entre trabalho, tarefas de casa, estudos e tantas outras coisas, muitas vezes é preciso se desdobrar para dar conta de tudo, curtir um momento cozinhando e ainda aproveitar o tempo livre. Para lhe ajudar, preparamos algumas dicas para otimizar seu tempo na cozinha! 

1 - Verifique os ingredientes necessários antes de começar

mulher verificando os ingredientes na cozinha

Quem nunca teve que parar o que estava preparando para procurar algum ingrediente importante que esqueceu de separar? Além de serem bastante frustrantes, coisinhas como essas tomam muito tempo. Então, antes de começar a colocar a mão na massa, organize tudo o que você vai precisar durante o preparo: utensílios, ingredientes, condimentos e tudo mais o que for necessário.

Para conseguir isso, claro que é muito importante conferir toda a receita antes de começar a prepará-la – só assim você terá a certeza de que não se esqueceu de nada. Além disso, outra dica de ouro é organizar os ingredientes pela ordem em que você irá usá-los. Planejamento e organização são a chave para ganhar mais tempo!

2 - Tenha (e use!) os utensílios certos

utensílios de cozinha para otimizar o tempo

Para deixar a sua vida na cozinha mais fácil e otimizar o tempo que você leva preparando as suas delícias, uma dica bacana é utilizar os utensílios de cozinha certos para cada alimento e receita.

E isso não quer dizer, necessariamente, comprar todas as “ferramentas” de um grande chef – mesmo os itens mais simples podem fazer uma grande diferença. Claro que isso não é obrigatório; afinal, nem todo mundo pode ter vários acessórios, mas esse hábito pode ajudar a agilizar as coisas na cozinha.

Por exemplo, usar uma faca para descascar legumes pode dar mais trabalho do que usar um descascador; acertar o corte da carne pode ser mais fácil com uma faca de lâmina maior do que utilizando uma faca normal. Ou seja, se possível, tenha utensílios e deixe-os sempre à mão quando estiver cozinhando.

3 - Opte por receitas que vão ao forno

mulher colocando prato no forno para otimizar o tempo

 Além de deliciosos, os pratos assados são uma ótima escolha para quem quer economizar tempo. Não é preciso ficar adicionando ingredientes periodicamente e você também pode aproveitar o tempo para adiantar alguma tarefa, fazer uma pausa para descansar ou fazer outras atividades - até mesmo de lazer, como ler um livro ou dar um pouco mais de atenção para as crianças!

4 - Deixe os grãos de molho

grãos diversos em tigelas para otimizar o tempo na cozinha

O tempo de cozimento de alimentos como o feijão e o grão-de-bico fica consideravelmente menor caso os grãos tenham ficado de molho antes de irem ao fogo. Essa dica não é trabalhosa e ajuda bastante, especialmente porque, de forma geral, preparar aquele saboroso feijão – por exemplo – demanda um pouco mais de tempo. Experimente essa dica fácil e eficiente e veja como o cozimento acabará mais rápido!

5 - Tenha uma lista de compras

mulher fazendo lista para otimizar o tempo

Pode parecer básico e até óbvio, mas ter uma lista de compras e de necessidades pode facilitar, e muito, a sua vida na cozinha. Isso evita que, no meio do preparo daquele tão esperado almoço de família, você perceba que não tem o tempero ou o ingrediente que necessita, por exemplo.

Uma dica é ter um controle dos ingredientes que você tem em casa sempre à vista – que tal ter uma listinha na geladeira para ir marcando e acompanhando melhor os itens que precisa comprar?

6 - Monte um cardápio

mulher olhando cardápio para otimizar o texto

Falando em decidir o que cozinhar… É comum acabar perdendo muito mais tempo do que o desejado pensando no que preparar para cada refeição – às vezes essa escolha demora mais do que o ato de cozinhar a receita em si.

Para evitar que isso aconteça com você, a dica é organizar um cardápio semanal e já comprar todos os ingredientes que vai precisar (unido à lista de compras, esse hábito salva muito tempo na cozinha). Além de ganhar mais tempo, você também terá uma preocupação a menos durante a semana e ainda fará compras muito mais facilmente – afinal, já saberá do que precisará.

Se precisar de uma inspiração, visite a página Sabores Ajinomoto com dicas de cardápios feitos especialmente para você!

7 - Congele alimentos

alimentos congelados

Existem muitos pratos que podem ser congelados para serem consumidos em outro momento, como panquecas, carnes, molhos e feijão. Por isso, eles podem ser grandes aliados de quem não tem tanto tempo assim para cozinhar todos os dias. Por exemplo, preparar um pouquinho mais de feijão e congelá-lo, para o jantar ou o almoço do outro dia, pode otimizar o tempo na cozinha sem que você precise abrir mão de ter uma alimentação nutritiva e saborosa.

Além deste método, existe também outra forma de tornar a sua vida na cozinha mais fácil: deixe certos alimentos e receitas em um estado pré-cozido, sem temperos e congele-os. Então, na hora da sua refeição, basta descongelar, temperar e fazer a refoga! Unindo essas duas dicas você garante muito mais facilidade, praticidade e sabor para as suas refeições, mesmo naqueles dias em que não há tanto tempo para cozinhar.

Com essas dicas simples e práticas, você conseguirá otimizar o tempo na cozinha e produzir muito mais, seja cozinhando, aproveitando os minutos extras para outras atividades ou até mesmo curtindo um pouco mais a família.

Sugestões para você:

4 dicas práticas para manter a cozinha limpa
Dicas de decoração: 9 utensílios de cozinha divertidos
9 truques na cozinha que vão facilitar sua vida