Seu navegador está desatualizado. Atualize-o para obter uma melhor visualização do site!

4 dicas práticas para manter a cozinha limpa

Preparar a receita que irá deixar a sua família com água na boca é quase uma terapia pra quem ama esse momento. Mas, quem cozinha sabe que depois chega a hora de uma tarefa um pouco chata: a limpeza daquele batalhão de louças e da cozinha em si. Por isso, a gente tem dicas incríveis pra te ajudar a diminuir o tempo gasto e curtir aquele prato delicioso bem tranquilamente.

1 - Não deixe para amanhã:

A primeira dica não é sobre macetes ou produtos, mas sobre você mesmo: nada de procrastinação! Um dos agravantes para que a sujeira da cozinha fuja do controle é cair na tentação de deixar tudo para depois. Por isso, não deixe a louça suja acumular pra tomar uma atitude.

Procure fazer uma limpeza básica na cozinha todos os dias, lavando toda a louça e dando uma geral em armários, fogão e pia. Isso vai deixar bem menos trabalho na hora da limpeza mais pesada, que deve ocorrer a cada 15 dias aproximadamente.


2 - Maximize seu tempo:

Deixou a carne assando no forno? Aproveite para guardar os temperos, reorganizar o conteúdo dos armários e lavar a louça usada no preparo da refeição.

3 - Limpe eletrodomésticos assim que usados:

O mesmo princípio da louça serve para os eletrodomésticos. Ao terminar de usar qualquer equipamento, procure limpá-lo. Assim, você evita que a sujeira fique acumulada, causando odores ou aparência indesejada:

Microondas: Use um pano úmido com sabão ou detergente na parte de dentro; já na área externa, utilize um pano com água e sabão neutro e, por fim, um pano seco. O pano seco pode ser usado também para limpar o painel de controle.

Fogão: Use uma esponja umedecida com um produto de limpeza multiuso para retirar as manchas de gordura mais resistentes. Para uma limpeza mais pesada, feita nas faxinas quinzenais, a dica é usar um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com vinagre de maçã na esponja, e depois secar com um pano macio.

Geladeira e Freezer: Limpe o interior com pano umedecido numa solução de água e bicarbonato de sódio e enxugue; no exterior, use água e sabão neutro.


4 - Organização:

Não deixe acumular lixo em cima da pia ou dentro de recipientes; despeje todo o material direto na lixeira. Assim, você otimiza o tempo e agiliza a limpeza.

Procure sempre estabelecer um padrão de organização nos seus armários de cozinha, guardando separadamente os ingredientes, louça, panelas e os recipientes. Esses últimos, inclusive, são ótimos aliados na organização e na limpeza da cozinha: use-os para guardar ingredientes nos armários e sobrinhas na geladeira.

Sugestões para Você

Dicas de decoração: 9 utensílios de cozinha divertidos
9 Truques na Cozinha que vão facilitar a sua vida