Seu navegador está desatualizado. Atualize-o para obter uma melhor visualização do site!

9 truques na cozinha que vão facilitar sua vida

Cozinhar é uma delícia, não é mesmo? Mas quem nunca teve que lidar com algo que saiu errado? Ou cansou de chorar enquanto cortava cebola? Pensando nisso, separamos 9 truques na cozinha que vão facilitar ainda mais a arte de cozinhar. Deixar todos com água na boca nunca foi tão simples.

 

1 - Descongelar carne rapidinho

 

 

Muita gente apenas espera que a carne descongele na temperatura ambiente. Mas essa prática não é recomendável, já que isso facilita o desenvolvimento de bactérias na superfície do alimento! Por isso, a melhor maneira de descongelar a carne, com mais rapidez e facilidade, é usando o microondas.

Muitos microondas já possuem a função “descongelar”, mas é preciso ter atenção ao tempo. O descongelamento de carnes no microondas geralmente varia de 6 a 10 minutos, dependendo do tipo de carne.

Algumas dicas importantes: faça intervalos (pausas) durante o descongelamento para evitar que a parte externa da carne comece a cozinhar antes de a parte interna estar descongelada. Além disso, lembre-se que a carne precisa estar 70% descongelada ao sair do microondas, ainda com cristais de gelo no centro; após tirar a carne do micro, deixe o alimento descansando por 10 minutos para completar o descongelamento.

 

2 - Cortar cebola sem chororô

Essa dica já é bastante conhecida: deixar a cebola de molho em um recipiente com água antes de cortá-la ajuda a eliminar os gases que a cebola solta ao ser cortada, que é o que faz os olhos lacrimejarem.

Mas caso você ainda não saiba, há mais de uma forma fácil de cortar cebola sem chorar. Além da dica acima, você também pode ligar um ventilador na direção da cebola; e até mascar um chiclete ao cortar a cebola.

 

3 - Salvar o molho queimado

Se distraiu e o molho queimou? Calma, sem pânico, basta colocá-lo em outra panela, adicionar um pouco de açúcar – mas só um pouquinho, hein, se não ele ficará adocicado demais – e continuar cozinhando em fogo baixo. Esse truque acaba com o odor e o gosto ruim do queimado.

 

4 - Bife delicioso e fogão limpinho

Deu vontade de preparar um bife, mas desistiu para evitar aquela sujeirada no fogão, né... Com este truque, isso será coisa do passado: antes de colocar a carne na frigideira, seque-a levemente com um papel toalha, removendo assim o excesso de umidade. Dessa forma você evita que, ao entrar contato com o óleo, a água do bife faça com que o óleo espirre e suje o fogão.

 

5 - Milho cozido em minutos

Milho cozido é uma delícia - já esperar ele ficar pronto é bastante chato. Se pelo menos houvesse uma forma de dar adeus à panela de pressão… E há! Basta colocar as espigas dentro de um recipiente com um pouco de água e esquentar no microondas por 6 a 8 minutos; depois é só comer!

 

6 - Batata frita sequinha e crocante

Para que a batata frita fique crocante e sequinha, ela deve ser frita em duas etapas. Primeiro, frite a batata em fogo baixo para que ela se torne crocante; depois, quando ela parar de “soltar água” (o chamado processo de selagem dos tubérculos), aumente a temperatura (para aproximadamente 180ºC), que é quando a batata ficará dourada.

 

7 - Arroz soltinho e feijão na medida certa

Para fazer um arroz que fique soltinho e delicioso e não errar na medida do feijão, deixando-o ou muito “aguado” ou muito forte, basta seguir aquela velha receita de vó: duas medidas de água para cada medida de arroz/feijão. Esse truque não é muito secreto, mas é sempre bom lembrá-lo.

 

8 - Manter a alface fresquinha

Esta dica é bem prática e vai manter a sua alface com o aspecto e sabor fresquinhos por mais tempo. Retire a alface da embalagem plástica e seque bem as folhas; depois, enrole a alface em papel toalha, coloque-a em um pote plástico limpo e seco e guarde-o no fundo da geladeira. Isso conservará melhor a alface.

 

9 - Esquentar arroz e pizza no microondas

Ao esquentar arroz, coloque em cima dele uma pedra de gelo - o gelo, ao derreter, irá hidratar o arroz, evitando que ele fique duro. Outra dica nesse sentido é “regar” o arroz com uma colher de sopa de água, assim a água se espalha pelo arroz de forma mais homogênea.

Já se sobrou uma pizza do jantar de ontem, quando for requentá-la no microondas, coloque um copo com água ao lado. Ao evaporar, a água irá evitar que a massa fique ressecada, mantendo-a macia.

Sugestões para Você

4 Dicas práticas para manter a cozinha limpa
Dicas de decoração: 9 utensílios de cozinha divertidos