Seu navegador está desatualizado. Atualize-o para obter uma melhor visualização do site!

5 coisas que você nem imaginava sobre culinária

O mundo da culinária é cheio de mistérios e curiosidades que mesmo os mais apaixonados pela cozinha desconhecem. Pronto pra descobrir alguns deles?

Mel que nunca estraga, existe?



Sim! O mel não estraga porque é composto de pouca água e muito açúcar. As abelhas tiram o máximo de água dele, já que precisam de um alimento que seja bem resistente e que dure até que as flores fiquem cheias de néctar novamente.

Por que alguns alimentos ficam moles e outros duros depois de cozidos?



Isso ocorre devido à quantidade de proteína presente nos alimentos. Os grãos, por exemplo, possuem pouca proteína e mais carboidratos, que se dissolvem com o calor do cozimento, no caso dos ovos, os aminoácidos se quebram durante o cozimento e constroem ligações mais fortes, deixando-os mais firmes.


Por que não existe (muita) comida azul?



É bioquímico! Os pigmentos da cor azul são mais sensíveis à luz solar e se degradam facilmente, fazendo com que os alimentos dessa cor sejam mais raros.


Como foi inventado o iogurte?

Essa é antiga, hein? Segundo a lenda, por volta de 4.000 a.C, um viajante passava pelo deserto carregando leite em um saco feito de pele, depois de um tempo, a bebida se transformou em um creme grosso, com um gosto bem ácido e, pra nossa sorte, ele resolveu experimentar!


Qual é a pimenta mais ardida do mundo?


http://www.trinidadscorpion.com/


Essa é quente: a pimenta mais ardida do mundo é a australiana Trindad Scorpion Butch, que entrou para o Guinness Book em 2011 como a mais picante do mundo. E arde mesmo: Para manipular a iguaria é preciso usar luvas e máscaras respiratórias. Já imaginou o traje na sua cozinha?

Sugestões para Você

5 mitos populares na hora de cozinhar
Descubra como é o café da manhã em cada parte do mundo