Seu navegador está desatualizado. Atualize-o para obter uma melhor visualização do site!

Como limpar camarão? Aprenda em 5 passos!

  • Compartilhar

Existem muitas espécies de camarão. Algumas podem chegar a até 20 centímetros de comprimento, mas normalmente variam de quatro a oito centímetros. Esse pequeno, mas comprido, animal marinho faz sucesso em qualquer culinária (de pratos gourmet a petiscos de beira de praia) porque é versátil e muito saboroso. Porém, quando o assunto é preparar esse crustáceo em casa, surge a dúvida: como se limpa o camarão?

Para ajudar você a deixá-lo higienizado e pronto para o preparo, fizemos um passo a passo superprático. Confira abaixo como limpar camarão em cinco etapas!

1. Para começar, certifique-se de que o seu camarão é fresco: um camarão considerado fresco deve ter a cabeça e as patas bem presas ao corpo.
2. Retire a cabeça: para fazer isso, você deve dar uma leve torcida na cabeça do camarão e puxá-la. Ela vai sair inteira!
3. Solte as cascas e tire de uma vez só: em volta de todo o corpo do camarão ficam as suas cascas. Solte-as uma a uma, abrindo-as e, após todas estarem abertas, retire-as juntas - saem de uma vez só!
4. Corte delicadamente as costas do camarão e retire o intestino: depois de tirar as cascas, o camarão vai ficar mais maleável. Então, faça um corte ao longo de toda a sua parte superior e retire, do centro dele, o fio comprido e escuro que aparecerá em seu interior (intestino).
5. Repita o corte e o processo na parte de dentro: isso mesmo, para que o camarão fique bem limpo é preciso fazer o mesmo corte que foi feito na parte superior, agora, na parte inferior do animal. Não se esqueça de retirar tudo o que tiver dentro dele ao fazer o corte.

Pronto! Seguindo esses cinco passos, o seu camarão está limpo e adequado para ser preparado. Agora que você já está com tudo certo para fazer uma refeição surpreendente, que tal aprender três receitas bem diferentes e que agradam a todos os tipos de paladares, para se fazer com este camarão fresco?

1 - Bobó de Camarão

Essa receita é perfeita para quem gosta de refeições mais cremosas. Um prato principal típico do Nordeste, o Bobó de Camarão fica pronto em uma hora, rende seis porções bem servidas e cai bem em qualquer época do ano. Além dos camarões, a receita leva aipim (também conhecido como mandioca), leite de coco, tomates sem pele e sem sementes e, o grande diferencial, Tempero Sazón® Sabores do Nordeste. Ficou com água na boca? Confira essa receita completa no site!

2 - Batata Rosti com Camarão

batata rosti com camarão

A Batata Rosti com Camarão é uma receita que irá agradar a família toda, sem contar que ela pode ser servida como um acompanhamento ou um prato único, dependendo da ocasião. Além de servir quatro pessoas, é bem fácil de fazer - ainda mais que os seus camarões já estão prontos para serem preparados!

Além das batatas e dos camarões, você vai precisar de manteiga sem sal, cebola média, alho espremido, sal, queijo muçarela, uma colher de óleo e, para deixar o prato com um gosto único e surpreender a família inteira, Caldo Sazón® Bacon Defumado. Saiba como preparar essa receita de batata deliciosa no site.

3 - Espetinho de Camarão com Queijo

Espetinhos de Camarão com Queijo

Se você procura uma receita com cara de aperitivo, essa foi separada especialmente para você. O Espetinho de Camarão com Queijo é ótimo quando você precisa de algo prático de fazer, além de ser muito gostoso. Ideal para encontros entre amigos ou com a família, essa receita leva, além dos camarões frescos e de outros ingredientes, o delicioso queijo de coalho - que resiste muito bem ao calor e, por isso, é ótimo para esse tipo de prato. Confira o passo a passo e faça hoje mesmo o seu espetinho!

Viu como é fácil preparar pratos com camarões? Existem diversos modos de preparo e receitas para todos os tipos de gostos e preferências. Inspirar-se com camarão nunca foi tão saboroso e diferente. Agora é só seguir o passo a passo e rechear a mesa com qualquer um desses pratos deliciosos!