Como fazer polenta?

Por ser uma receita com poucos ingredientes e de fácil preparo, a polenta está presente na mesa de grande parte das casas brasileiras. Sua origem é da Itália e o seu ingrediente básico é a farinha de milho, também conhecida como fubá, que pode ser encontrada em qualquer mercado perto da sua casa.

De textura variável, a polenta é superversátil: pode ser feita cremosa, recheada, frita ou grelhada. E pode ser servida como um acompanhamento ou até mesmo como prato principal, dependendo dos ingredientes usados na receita. É uma opção deliciosa para servir no almoço com a família ou como aperitivo em uma reunião animada com os amigos! 

Para você arrasar em sua casa, separamos o preparo básico de como fazer uma polenta de forma prática e saborosa. Confira!

Passo a passo para fazer polenta


Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de água (600 ml)

  • 1 e ½ xícara (chá) de fubá pré-cozido

  • 1 sachê de Tempero SAZÓN® Legumes


Modo de preparo

1- Em uma panela grande, coloque a água, o fubá e o Tempero Sazón®, e leve ao fogo baixo para cozinhar, mexendo sempre, por cinco minutos, ou até encorpar.

2- Retire do fogo e transfira para um refratário médio untado.

3- Sirva com o molho de preferência!

Viu como é fácil preparar uma polenta? Agora não tem mais mistério, é só você colocar a mão na massa e preparar uma dessas sete receitas de polenta, com diferentes formas de preparo e opções de recheio!

7 receitas de polenta para experimentar!

1 - Polenta Nutritiva: já imaginou servir polenta cremosa com um delicioso refogado de beterraba? Isso mesmo! Nesta receita, aproveitamos os talos e as folhas da beterraba para deixar seu prato ainda mais nutritivo e colorido.

2 - Polenta com Rúcula e Queijo Branco: polenta e queijo formam um par perfeito, não é verdade? E para dar uma renovada nessa combinação pra lá de clássica, selecionamos para você essa receita que leva queijo branco em cubinhos e folhas de rúcula rasgadas. Diferente, leve e muito saborosa!

3 - Polenta Mole com Cogumelos: inspirada na cozinha italiana, esta receita leva Caldo SAZÓN® Legumes e dois tipos de cogumelos frescos: o shimeji e o paris. Se preferir, utilize apenas um tipo ou a variedade de sua preferência.

4 - Bem-Casado de Polenta: quem disse que bem-casado só pode ser doce? Essa nossa sugestão tem massa de polenta e recheio de requeijão e muçarela. É uma ótima opção de petisco para surpreender os amigos e a família.

5 - Polenta Recheada: um prato substancioso como este é perfeito para o almoço de domingo, com família e amigos reunidos e muita boa conversa ao redor da mesa. Utilize o Tempero SAZÓN® Vermelho para deixar o recheio ainda mais gostoso e aguarde os elogios!

6 - Polenta Brasileirinha: com lindos tons de verde e amarelo, essa polenta tem a cara e o gostinho que os brasileiros gostam. O recheio leva ingredientes deliciosos, como escarola, muçarela, tomate, bacon e Tempero SAZÓN® Amarelo. Uma delícia!

7 - Polenta com Frango Caipira: o frango caipira possui a carne mais saborosa e, com o Tempero SAZÓN® Verde, a sua receita vai ficar simplesmente incrível! Experimente!

8 - Ragu de Ossobuco com Polenta Cremosa: você sabia que a palavra “ragu” tem origem no termo francês ragoût, que significa “reviver o gosto”? Na culinária, o ragu é um molho bem encorpado, feito basicamente com carne. Experimente essa nossa sugestão de polenta com ragu de ossobuco, que leva o toque especial do Caldo SAZÓN® Carne.

Essas receitas de polenta dão água na boca, não é mesmo? Agora é só colocar a panela no fogo, separar os ingredientes e se preparar para fazer muito sucesso com pratos repletos de sabor!