Como fazer molho de tomate caseiro

De todos os molhos, o de tomate é, sem dúvidas, um dos mais simples de se fazer. Isso porque ao contrário de muitos que necessitam de medidas e de quantidades exatas, o molho de tomate não tem “fórmulas” exatas e pode ser feito de muitas formas!

Por exemplo, a culinária italiana utiliza o azeite de oliva como gordura para dourar os legumes para o molho. Já na cozinha francesa é a banha de porco a escolhida. Mas, independentemente das preferências locais, duas características sempre estão presentes: a textura rústica e a coloração vermelha intensa.

E para cumprir esses dois requisitos, basta seguir essas dicas de como fazer molho de tomate caseiro incrível que separamos:

  • Escolha tomates maduros (uma quantidade considerável, 1,5 kg em média, pois irá reduzir!). É importante que eles estejam sem pele e sem sementes, pois elas aumentam a acidez do molho.

  • Cozinhe em fogo baixo (para evitar que o molho queime no fundo da panela e deixe um gosto amargo residual).

  • E por tempo suficiente para extrair todo o sabor do tomate e evaporar o líquido necessário para que o molho fique encorpado e gostoso. Tenha o cuidado de não cozinhar o molho em excesso, porque ele ficará concentrado demais e com gosto de extrato de tomate.

  • Pronto! Com essas dicas preciosas, você terá um molho caseiro digno de grandes restaurantes! 

 

Algumas dicas extras que podem fazer a diferença:

 

  • Na hora de escolher os tomates para fazer o molho, verifique se estão bem firmes e sem manchas, e opte pelos mais vermelhos, que têm mais polpa e menos acidez, como o italiano e o Débora (tomate comum).

  • Opte por panelas de inox ou de ferro esmaltado, pois elas não liberam metais para o alimento.

  • Doure uma porção de cebola antes de inserir os tomates, para que o molho fique com um gostinho único.

  • Para temperar o molho e deixá-lo mais aromático e saboroso, você pode usar Tempero Sazón®Laranja (um sachê para cada 500g de tomates) e, se desejar, uma pitadinha de sal para complementar. 

  • Adicionar um pouquinho de cenoura ralada ou um dente de alho descascado também ajuda a reduzir a acidez do tomate. Veja aqui mais algumas dicas para fazer um molho perfeito!

Viu como é simples fazer um delicioso molho de tomate caseiro? Agora você pode usá-lo em diversas receitas ou, se preferir, no bom e tradicional macarrão que a gente tanto adora! Quer aprender a fazer um macarrão delicioso? Temos uma seleção de dicas muito práticas de como fazer macarrão do jeito certo! Clique aqui e descubra. :)
 

Receitas para usar o seu molho de tomate caseiro:

Foto de polenta mole com molho de tomate por cima

 

 

 

 

 

 

 

1- Frango ao Molho de Tomate: com a praticidade de temperar o frango com o Caldo SAZÓN® Galinha, você tem apenas que fritá-lo por 10 minutinhos e colocar o seu molho incrível. Ah, e tem um acompanhamento perfeito para essa receita, confira!

2- Nhoque sem Batata: que tal um nhoque delicioso e diferente, que fica pronto em 30 minutos e que não vai batata? Nada mal, não é? Melhor ainda se for servido com o molho de tomate que também foi feito por você! Experimente!

3- Panquecas de Carne: panqueca com recheio de carne e molho de tomate formam uma dupla perfeita! Inclua essa receita no seu cardápio da semana e delicie-se! ♡

4- Lasanha à Moda: nada melhor que dizer que a lasanha foi totalmente feita por você, né? Então, uma boa pedida é, ao fazer essa irresistível receita, substituir a polpa de tomate pronta pelo seu molho de tomate caseiro! É economia e sabor em dobro. Confira!

5- Polenta Mole: essa receita de polenta com gostinho de Tempero SAZÓN® Laranja e com uma dica extra fica pronta em menos de meia hora e leva ingredientes que têm em qualquer cozinha!

Além de aprender como fazer molho de tomate caseiro, você ainda descobriu diversas receitas para usá-lo! Tá esperando o que para experimentar essas dicas em casa agora mesmo?