Como fazer tapioca: 4 receitas de dar água na boca!

Vem chegando o verão e com ele a vontade de consumir alimentos refrescantes e leves. Derivada da mandioca, a tapioca é um prato típico da Região Nordeste, ideal para essa época do ano. Ela é uma opção que cabe no bolso e permite uma variedade de recheios!

Se você está procurando incrementar novidades em sua tapioca, abaixo, vamos explicar o passo a passo de como fazer tapioca e, claro, dar uma lista de recheios surpreendentes que você pode fazer em casa! Preparado para saber mais? Então vem com a gente!

Passo a passo para fazer tapioca

 

Independentemente da maneira como você escolher fazer tapioca, uma coisa é fato: o preparo é muito fácil! Hoje encontramos a massa de tapioca no supermercado, prontinha, e é só jogar na frigideira e “correr para o abraço”! Mas se preferir colocar a mão na massa, também é possível fazer a receita em casa usando polvilho doce e água.

Vamos conferir algumas dicas para cada forma de fazer tapioca?

 

Como preparar tapioca utilizando a goma (massa) pronta

 

  • Na hora de comprar, escolha a massa (goma) que já vem hidratada, meio úmida. Ela é mais prática e já está pronta para ser preparada;

  • Não é necessário untar a frigideira para fazer a tapioca, pois as frigideiras antiaderentes facilitam o preparo;

  • Use sempre o fogo médio para preparar a tapioca;

  • Espalhe uma porção de goma de tapioca na frigideira com um garfo ou com as costas de uma colher, cobrindo o fundo. O importante é deixar a espessura fina e uniforme. Ou, você também pode optar por peneirar uma porção da goma para tapioca sobre a frigideira quente, cobrindo todo o fundo e formando uma camada uniforme;

  • Quando a borda da tapioca começar a se soltar do fundo da frigideira, é sinal de que já está pronta. Se a sua camada de tapioca for mais grossa, pode virá-la e deixar por alguns segundos;

  • Não deixe a tapioca dourar, pois ela pode ficar ressecada e dura.

 

Como fazer tapioca com polvilho doce e água

 

Ingredientes

  • 1 pacote de 500g de polvilho doce;

  • 1 colher de chá de sal;

  • 1 e meia xícara (chá) de água (300 ml) — aproximadamente.

Modo de fazer

1. Coloque o polvilho em uma tigela;

2. Cubra o polvilho com água ;

3. Deixe descansar por um tempo;

4. Escorra a água em excesso (o polvilho se transforma em uma massa, que lembra o gesso);

5. Com uma colher, quebre essa massa em pedaços;

6. Passe por uma peneira.

Confira 4 recheios deliciosos de tapioca

tapioca de carne de sol1) Tapioca de Carne-de-Sol: a tapioca é um clássico da Região Nordeste e com este recheio de carne-de-sol é para comer rezando! O sabor fica por conta de Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste, que ressalta ainda mais o gostinho salgado da carne-de-sol.

2) Tapioca de Frango: o frango, além de ser mais barato, tem uma versatilidade que permite seu uso em diversas receitas, até num recheio de tapioca! Que tal preparar essa delícia? Com tomate e  Tempero SAZÓN® Verde, seu frango ficará bem molhadinho e saboroso, contrastando com a crocância da massa de tapioca!

 

3) Tapioca Temperada: para os que adoram ousar na cozinha, a receita de tapioca temperada é perfeita! A goma da tapioca é preparada com polvilho doce e Tempero SAZÓN® Branco, adicionando um toque todo especial ao sabor da massa.

4)  Tapioca com Recheio de Camarões: esta receita une um ingrediente nobre, o  camarão, à praticidade inconfundível da tapioca. Ela pode ser servida no jantar ou no lanche, uma forma de sair da rotina! Uma dica é, se não encontrar polvilho doce para fazer a goma da tapioca, usar fécula de mandioca. Além do Tempero SAZÓN® Vermelho, adicione cheiro-verde para dar ainda mais sabor ao recheio!

 

Crepioca: uma variação deliciosa da tapioca

 

A diferença da crepioca para a tapioca é que essa receita leva ovo, deixando a textura com mais cara de massa de panqueca. Ela também é uma opção bastante fácil de preparar: basta bater o ovo junto com a goma de tapioca e pronto! Ao contrário da tapioca, a crepioca necessita de óleo de cozinha para ser preparada.

O nome dessa variação da tapioca surgiu por causa do crepe, que tem o formato e o visual bem parecidos. E fica uma delícia!

Abaixo separamos uma receita de crepioca deliciosa para você variar na cozinha. Confira!

Receita de crepioca para sair do comum

 

Crepioca com Frango e Rúcula: que tal uma massa de crepioca com o sabor inconfundível de Caldo SAZÓN® Legumes? É só bater os ovos, a goma de tapioca, o Caldo SAZÓN® e pronto! Para o recheio, uma opção super saborosa que é frango com rúcula. O sabor amargo da rúcula contrasta diretamente com o franguinho. Uma delícia!

 

Dadinho de tapioca: mais uma variação deliciosa da tapioca!

 

Além da crepioca, outra variação da tapioca vem ganhando cada vez mais espaço: o dadinho de tapioca. Geralmente preparado com queijo de coalho, pode ser servido como entrada e já se tornou o queridinho de inúmeros restaurantes e botecos. Separamos uma receita de dadinho de tapioca super especial para você experimentar em casa, vamos conferir?

Quadradinhos de Tapioca Temperados: no dadinho de tapioca, o queijo de coalho é misturado com tapioca, sal, milho, água e Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. Depois de juntar todos esses ingredientes, leve ao fogo e em seguida à geladeira e depois para o forno. Ao retirar do forno, corte em quadradinhos e sirva como entrada ou aperitivo.


Agora que você já aprendeu como fazer tapioca, além de diversas opções de recheio, que tal experimentar hoje mesmo? Existem diversas receitas e variações dela esperando para serem experimentadas. Caso queira complementar o lanche com outros petiscos, confira nosso post sobre 10 dicas de petiscos com preparo a partir de 15 minutos!