• - Diminuir
  • + Aumentar
  • A Original

09 de Dezembro de 2019

Você sabe como fazer cuscuz? O cuscuz é um prato muito consumido do Norte ao Sul do Brasil. Mas será que em todos os lugares essa receita é preparada da mesma forma?

Nosso país é tão grande e rico em cultura e variedades de ingredientes que existem várias formas de fazer um prato que leva o mesmo nome. Com as variações de ingredientes, temos também os diferentes costumes e refeições em que este prato pode ser apreciado.

Pensando nessas possibilidades, selecionamos algumas maneiras diferentes de como fazer cuscuz. Da clássica receita do cuscuz paulista até o cuscuz marroquino, nordestino ou vegetariano, temos variações capazes de agradar os mais diversos paladares.

Veja a seguir e tire as suas dúvidas sobre este prato delicioso!

Como o cuscuz é feito?

O modo de preparo do cuscuz muda de acordo com a receita escolhida, pois cada uma delas pode vir com variações tanto de ingredientes quanto de utensílios, instruções de preparo, montagem e finalização do prato.

A massa do cuscuz paulista, por exemplo, pode ser feita em uma panela comum. Já o cuscuz nordestino é diferente. Ele pode ser feito utilizando utensílios de barro ou na famosa cuscuzeira de alumínio, que é uma panela de cozimento a vapor.

Tire suas dúvidas sobre como fazer cuscuz!

Quer conferir algumas dicas e tirar as suas dúvidas sobre como fazer cuscuz? A seguir, falaremos sobre a hidratação do flocão, o ponto certo da receita, como fazer cuscuz na cuscuzeira e mais!

Como hidratar o flocão?

O flocão da receita de cuscuz pode ser umedecido com água, leite ou leite de coco. O ingrediente escolhido e o tempo de hidratação mudam conforme a receita.

Como fazer cuscuz na cuscuzeira?

A cuscuzeira é uma panela de cozimento a vapor feita especialmente para o preparo de cuscuz nordestino.

O passo a passo para usar a cuscuzeira é simples: complete um dos reservatórios com água e o outro com a farinha de milho misturada previamente com os demais ingredientes.

Na sequência, leve a cuscuzeira ao fogo. A água começará a ferver e o vapor formado será direcionado ao compartimento da farinha. A textura do cuscuz pronto varia de acordo com a farinha de milho escolhida, que pode ser em flocos grossos, flocos finos ou fubá.

Espere cozinhar conforme o tempo indicado na receita escolhida. Depois, retire do fogo e deixe descansar um pouco antes de servir.

Como saber se o cuscuz está no ponto certo?

O cuscuz nordestino está pronto quando os grãos adquirem liga e formam um bloco só, que pode ser desenformado com facilidade.

Por que meu cuscuz fica seco e duro?

Existem diversas possibilidades que levam um cuscuz nordestino a ficar seco e duro, como a falta de umidade, excesso de cozimento e outros. O mais indicado para evitar esses imprevistos é seguir o passo a passo da receita à risca, indo do momento de umedecer a massa até o tempo indicado para cozimento.

Como fazer cuscuz com 8 receitas diferentes e cheias de sabor!

Agora que você já tirou as suas dúvidas sobre como fazer cuscuz, veja algumas receitas diferentes e deliciosas para inovar nas preparações das refeições do dia a dia ou datas especiais!

Cuscuz paulista

O cuscuz paulista é uma receita típica e tradicional do sudeste do Brasil. Normalmente, ele é enformado e decorado com legumes, ovos cozidos, raminhos de salsinha e o que mais você quiser.

Nessa nossa versão, utilizamos o Tempero SAZÓN® Verde, um tempero que não se limita apenas ao preparo de pratos com frango e pode ser usado em diversas receitas salgadas, como é o caso dessa com sardinhas.

Cuscuz de berinjela

Vamos falar de sabor? São 10 ingredientes mais o Caldo em pó SAZÓN® Legumes nessa receita de cuscuz de berinjela que fica pronta em menos de meia hora, com apenas 3 passos no preparo.

Para deixar a apresentação ainda mais chamativa, decore as laterais do cuscuz com tiras de pimentão-vermelho e folhas de salsa.

Cuscuz de frango

Frango, palmito e azeitonas verdes formam uma tríade perfeita, certo? Pois bem, esses são alguns dos ingredientes desse cuscuz de frango delicioso para você preparar na sua cozinha.

Com Caldo em pó SAZÓN® Galinha, além de garantir muito sabor ao prato, você ainda o deixa com uma belíssima cor.

Cuscuz vegetariano

Esta receita de cuscuz vegetariano surpreende no quesito sabor a cada colherada. É uma ótima opção para adicionar mais nutrientes à alimentação diária de toda a família.

Para realçar e complementar o sabor dos ingredientes, adicionando um toque especial ao prato com garantia de rapidez e praticidade, temos o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste.

Cuscuz de milho com ovo pochê

E chegamos no Nordeste do Brasil! Como já comentamos anteriormente, o cuscuz tradicional por lá é servido quente e com farinha de milho flocada. Para deixar essa receita mais gourmet e diferenciada, que tal um cuscuz de milho com ovo pochê e o Tempero SAZÓN® Amarelo?

O resultado é um verdadeiro show de sabores que conquista e impressiona toda a família!

Cuscuz elegante

O nome não é à toa, viu? Esse cuscuz elegante fica, de fato, belíssimo na hora de servir e entrega muito sabor graças ao Tempero Sazón® Verde.

Você pode esperar amornar e até levá-lo à geladeira antes de servir, além de moldá-lo em miniformas (antes do resfriamento) para levar à mesa.

Cuscuz nordestino

Seja para o café da manhã, almoço, jantar ou lanche, uma coisa é certa: um bom cuscuz nordestino sempre é bem-vindo!

Aqui, para acrescentar um toque picante à receita e agregar ainda mais sabor ao prato, contamos com a ajuda do Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste, que pode ser usado em diversas receitas salgadas e é sinônimo de versatilidade e praticidade para a sua cozinha!

Cuscuz marroquino

Com um mix de cores e sabores únicos, o cuscuz marroquino não poderia ficar de fora desta lista de receitas de cuscuz. Preparado com couscous marroquino, banana-da-terra e camarão, ele é uma ótima alternativa para você que deseja inovar na cozinha e surpreender toda a família!

O toque especial do preparo fica por conta do Tempero SAZÓN® Amarelo, que contém cúrcuma, salsa, cebola, alho e pimenta-do-reino. Com ele, o cuscuz fica ainda mais gostoso.

Minicuscuz de legumes

O minicuscuz de legumes é pequeno no tamanho, mas cheio de sabor. Na porção individual, ele é perfeito para servir em festas, frio ou em temperatura ambiente. O destaque da receita vai para o mix de legumes e o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. Fica delicioso!

Cuscuz de couve-flor e vegetais

Esta é uma receita diferente, prática e com poucos ingredientes. A base deste cuscuz de couve-flor e vegetais conta com o adocicado das uvas-passas e o Caldo em pó SAZÓN® Legumes, que acrescenta toques de salsa, aipo e cenoura à receita, dissolve fácil e não deixa pedacinhos no cuscuz.

Cuscuz caipira

Muito comum no interior de São Paulo, o cuscuz caipira é marcante pela presença da linguiça calabresa. É uma receita deliciosa e perfeita para você que deseja conhecer e colocar em prática outras maneiras de como fazer cuscuz.

Para complementar todos os ingredientes do prato, temos o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste, que deixa qualquer receita de cuscuz com gostinho de quero mais!

Você queria aprender como fazer cuscuz e acabou conhecendo várias versões para preparar em casa. Agora, escolha a sua receita predileta e bom apetite!

Para descomplicar qualquer receita salgada e trazer ainda mais praticidade e sabor para a sua cozinha, conte com os Temperos SAZÓN®.

 

Veja também

Você está saindo do site de SAZÓN® para ver mais receitas no site de Sabores Ajinomoto.

Você está saindo do site de SAZÓN® para ver mais receitas no site de Sabores Ajinomoto.

Olá, precisa de ajuda?