5 dicas para fazer marmitas deliciosas!

Hoje em dia, mesmo com a rotina corrida, nos preocupamos cada vez mais em manter uma boa alimentação. É por isso que as marmitas estão em alta, já que são uma ótima solução para quem passa boa parte do dia fora de casa e quer optar por uma refeição balanceada e saborosa, evitando fast-foods, por exemplo. Isso sem falar que também é uma solução econômica para o dia a dia!

Mas, claro, para aproveitar as vantagens das marmitas é preciso saber os cuidados essenciais para transportar os alimentos garantindo segurança e comodidade. Quer saber mais? Então confira as nossas dicas para fazer suas marmitas!

1 - Mantenha a higiene dos potes


Para manter a higiene dos seus potes de marmita, o ideal é você escolher aqueles que sejam fáceis de lavar e que não estejam com rachaduras ou qualquer falha no material que possa acumular resíduos de alimentos.

Sobre o material, os potes de plástico, apesar de serem mais leves e não quebrarem facilmente, podem manchar com alguns alimentos ou quando aquecidos várias vezes com a comida dentro. Já os potes de vidro nunca mancham e são muito mais fáceis de lavar; porém, deve-se tomar cuidado no transporte e manuseio para não quebrá-los.  Você pode optar por qual encaixa melhor na sua necessidade! 

2 - Use bolsas térmicas


Para transportar as suas marmitas, escolha, preferencialmente, sacolas e bolsas térmicas (ou similares) para manter a temperatura adequada do alimento. Além de evitar que a comida estrague, a bolsa também serve como um recipiente com menos impacto para quem prefere os potinhos de vidro. Mas, é claro, assim que chegar ao seu destino, não se esqueça de colocar sua comida na geladeira!

3 - Equilibre a sua refeição


Se você quer aderir ao hábito das marmitas, é importante buscar o equilíbrio entre os alimentos, montando um cardápio variado para o dia a dia. Busque sempre combinar:

⦁    Legumes e verduras, que são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais.

⦁    Carnes, que fornecem proteínas de qualidade, fundamentais para o desenvolvimento e bom funcionamento do organismo.

⦁    Uma opção de carboidrato de boa qualidade, como o arroz integral, a quinoa ou a batata-doce.

⦁    Frutas para sobremesa, como maçã, banana e pera, que são fáceis de transportar.

4 - Cuidado com alimentos que estragam rapidamente


Alguns alimentos precisam ficar na geladeira por mais tempo, ou podem estragar muito facilmente. Principalmente molhos e cremes à base de leite ou iogurte; ou alimentos com grande quantidade de água, como vinagrete e feijão. No caso das saladas, esse cuidado é importante para evitar que murchem ou estraguem.

5 - Prepare receitas práticas 


Como o preparo das marmitas ajuda a facilitar o dia a dia, proporcionando refeições saborosas e equilibradas, separamos algumas receitas práticas que são fáceis de acomodar nos potinhos e são ótimas para variar o seu cardápio durante a semana:

foto de uma travessa com escondidinho de carne moída

- Escondidinho de Carne Moída: uma refeição saborosa com um toque do Tempero SAZÓN® Vermelho. O melhor é que ela rende bastante, tem preparo prático e vai deixar sua marmita muito especial.

Arroz de Couve-Flor com Peito de Peru: um prato delicioso que mistura os benefícios da couve-flor com o sabor do peito de peru. Uma receita que fica ainda mais marcante com o Tempero SAZÓN® Legumes! 

Salada de Macarrão: para os que não abrem mão de uma boa porção de massa. Essa receita envolve abobrinha, cebola, tomate e Tempero SAZÓN® Saladas para dar aquele toque especial à refeição.

Hamburguinho de Frango com Cenoura: esta é uma receita leve e prática feita com frango, cenoura e um toque de Tempero SAZÓN® Verde e pode ser uma ótima opção para variar o preparo do dia a dia com muito sabor!

- Frango com Toque Oriental: uma opção de frango bem-incrementado para levar na marmita com uma porção de arroz integral. Fica uma delícia!

Pronto, agora você já sabe algumas dicas essenciais para preparar a melhor marmita para o seu dia a dia, deixando as suas refeições práticas e saborosas mesmo com a rotina corrida. Aproveite!