3 dicas para fazer uma ceia de natal completa, econômica e deliciosa!

O Natal é aquela ocasião do ano em que reunimos toda a família para passar momentos inesquecíveis, além de saborear receitas deliciosas, não é mesmo? Por causa disso, também é hora de saber se planejar para que todos estejam bem servidos sem que ocorram gastos além do necessário.

Para ajudar você a ter uma ceia de natal completa e econômica, separamos três dicas e receitas superpráticas para você ter uma ceia de natal inesquecível. Confira!

 

Dicas para gastar pouco e ter uma ceia de natal completa

1 - Planeje o número de convidados

Antes de colocar a mão na massa e preparar deliciosas receitas, você precisa saber quantos convidados irá receber em casa. Assim, você conseguirá mensurar a quantidade de comida que irá preparar, consecutivamente, fazer compras mais conscientes, sem desperdiçar nada!

Além disso, fique de olho nas restrições alimentares dos convidados. Alguém não come carne ou tem intolerância à lactose? É preciso saber de antemão para, caso seja necessário, preparar uma receita especial.

Nossa dica é fazer uma listinha para anotar todos esses detalhes, desde o número de convidados até os pratos que serão preparados na ceia de Natal.

2 - Divida as despesas e os preparos da ceia

Que tal fazer todo mundo ajudar? Aproveite o clima de Natal e divida as receitas da ceia! A ideia é a seguinte: cada pessoa contribui com um prato para a festa. Assim, você aproveita a festa, passa mais tempo com a família e ainda economiza em uma ceia deliciosa.

3 - Faça substituições estratégicas

É comum que alguns itens tradicionais da ceia de Natal, como a uva-passa e o bacalhau, sofram um aumento de preço durante a época que antecede a ceia. Mas como contornar esse problema?

Uma solução é fazer substituições estratégicas, ou seja, trocar ingredientes mais caros por opções mais em conta e tão deliciosas quanto. Um bom exemplo disso são as aves. Que tal substituir o tradicional peru pelo frango? Também é possível utilizar as frutas da estação em suas receitas, como a banana e o abacaxi, substituindo as tradicionais frutas secas.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil de planejar sua ceia de natal, não é mesmo? Abaixo separamos seis receitas deliciosas, tradicionais e que podem servir como opções complementares para sua ceia. Confira!

panetone salgado

1- Panetone Salgado: não há nada mais tradicional que um panetone, mas você já pensou em fazê-lo salgado? A dica é acrescentar o Tempero SAZÓN® Laranja junto com a linguiça e o bacon na hora de fazer a massa! Fará muito sucesso durante a ceia de Natal!

2- Frango Assado: quem disse que frango não pode ser o protagonista da ceia de Natal? Para economizar nessa época, a dica é utilizar o frango em vez do peru! Você pode utilizar cortes de peito e sobrecoxa para um prato ainda mais prático e, claro, tempere com Tempero SAZÓN® Verde para deixar a ave muito mais saborosa.

3- Arroz com Lentilha e Cebola Caramelizada: A lentilha não pode faltar nas festas de fim de ano, então, que tal prepará-la com arroz e cebola caramelizada? Essa receita fica deliciosa e é a opção perfeita para acompanhar os tradicionais pratos com carnes! Para garantir aquele sabor irresistível, utilize Tempero SAZÓN® Marrom. Quer saber a receita completa? Veja o passo a passo de como fazer clicando aqui.

4- Farofa Festiva: a farofa também é tradição no Natal, e esta receita tem um sabor comemorativo, perfeita para servir com os outros pratos durante a ceia de Natal. Para dar aquele toque especial, utilize Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste.

5- Lagarto ao Molho de Abacaxi: O lagarto pode ser uma escolha diferenciada e uma ótima opção para a ceia. Nesta receita, a peça de carne é intercalada com fatias de abacaxi, leva vinho e o delicioso Caldo SAZÓN® Carne, sem dúvida vai ser a estrela da sua mesa.

6- Salada Natalina: se quiser uma opção leve e fresca de entrada ou para acompanhar as carnes, esta salada é perfeita. Com um fácil preparo, essa receita leva folhas verdes e seleta de legumes, e o toque especial fica por conta do Tempero SAZÓN® Saladas.

Viu como é fácil fazer uma ceia de Natal completa, econômica e que agrade toda a família? Com essas dicas, ficou muito mais simples planejar as festas de final de ano. Se você também quer economizar na decoração, confira nosso texto Três Dicas de Decoração de Natal que Cabem no Bolso e Fazem Bonito. Feliz Natal!