Dicas > Conheça a culinária da Região Sul do Brasil

dicas

A- A A+

Conheça a culinária da Região Sul do Brasil

Conheça a culinária da Região Sul do Brasil

A Região Sul possui uma culinária repleta de pratos quentes para harmonizar com o clima frio e que, como em outras regiões do Brasil, agrega referências de muitas culturas. Tanto os povos indígenas quanto os colonizadores europeus e os escravos africanos marcaram fortemente os hábitos alimentares dos estados do Sul do País, e é por isso que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm pratos tão característicos. Está na hora de fazer um tour gastronômico pelas delícias consumidas na região Sul!

Culinária Paranaense

Fortemente influenciada pela cultura indígena, sementes, frutas e raízes marcam muito a gastronomia desse estado; prova disso são os inúmeros pratos que levam o pinhão. Além do consumo de milho, cuscuz, mandioca e sua versão em farinha e de pamonha, a culinária paranaense também recebeu heranças dos portugueses que desembarcaram no litoral do Paraná, trazendo consigo diferentes temperos e modos de preparo.

Para que você conheça melhor essas influências, separamos receitas que fazem sucesso no estado:

Barreado



Um dos pratos típicos do local é o Barreado, consumido há mais de dois séculos. Com influência açoriana, é muito consumido na costa paranaense, onde muitos portugueses desembarcaram. Trata-se, basicamente, de um prato com ingredientes como carne, toucinho e temperos.

Uma curiosidade é a origem do nome: deriva da expressão “barrear a panela”, que seria um meio de vedá-la com farinha de mandioca ou pirão de cinza, com o objetivo de manter o vapor e fazer com que o cozido não seque rapidamente. Um legado dos colonizadores portugueses e que foi incorporado ao folclore do Paraná, simbolizando a alegria e a fartura. Veja só como é fácil preparar essa receita típica.

Farofa de Pinhão

O pinhão é uma semente típica da região, que vem da araucária, árvore símbolo do estado. Consumido principalmente no inverno pelos paranaenses, o pinhão fazia parte da alimentação de diversas tribos indígenas, como os Kaingang, e continua estrelando em muitas receitas locais desde então. Um exemplo disso é essa Farofa de Pinhão, que também leva outra iguaria deixada pelos indígenas: a farinha de mandioca. Veja a receita e aprenda a preparar essa delícia que é a cara do Paraná!

Culinária Catarinense

Quem trouxe muito sabor para as terras catarinenses foram os europeus. A influência alemã, incorporada aos alimentos e ingredientes nativos do Brasil, pode ser vista no consumo de chuletas e joelhos de porcos; bem como nos doces, como folhados de maçã, geleias e cucas.

Portugueses e açorianos também influenciaram muito a culinária local, por isso o consumo de peixes e frutos do mar é muito forte. Para aumentar a diversidade, poloneses, ucranianos, húngaros, holandeses e até os vizinhos gaúchos estão representados no cardápio catarinense. Conheça alguns dos pratos consumidos por lá:

Carreteiro de Linguiça


O Carreteiro de Linguiça tem origem nessa mistura de culturas da região catarinense. Foram os alemães que introduziram os embutidos, muito consumidos em todas as suas refeições. Já o arroz carreteiro surgiu com os trabalhadores que transportavam cargas por todo Brasil, os carreteiros, que preparavam pratos com carnes que podiam ser facilmente transportadas sem estragar, como o charque e a carne de sol. Essa mistura resultou em um maravilhoso prato, que pode ser feito em apenas 35 minutos. Confira a receita!

Espaguete com Frutos do Mar

A contribuição luso-açoriana em águas catarinenses foi introduzida pelos pratos ligados aos frutos do mar e pescados. Então, nada melhor que aproveitar esses traços portugueses e açorianos, e saborear o que de melhor a costa litorânea pode trazer. Essa receita de Espaguete com Frutos do Mar é de fazer qualquer um querer desembarcar na região e aproveitar o que as belíssimas praias de Santa Catarina têm para oferecer! Confira essa receita clicando aqui.

Culinária Gaúcha

Falando em colonização europeia, no Rio Grande do Sul, alemães, espanhóis e italianos deixaram seus legados por todos os lados. Da tradicional polenta e galeto ao churrasco, os gaúchos são fortemente inclinados aos pratos quentes e às carnes vermelhas.

Além dessa forte referência, portugueses, jesuítas, indígenas, uruguaios e argentinos vincularam tendências na culinária sul-rio-grandense. Aí vão alguns dos pratos que são ótimos para provar e se deliciar com a gastronomia gaúcha.

Churrasco

O churrasco é, sem dúvidas, o prato dominical mais consumido entre os gaúchos. Herança deixada pelo país que faz fronteira, o Uruguai, bem como pela vizinha Argentina, o famoso churrasco é chamado de asado e comido com pão nas terras “hermanas”. Mesmo a origem do churrasco não sendo exata, uma coisa se tem certeza: os gaúchos amam.

Tradicionalmente assado em espetos, segundo os costumes da região, também há outras formas de se fazer o churrasco – que são mais práticas e mantêm o fabuloso sabor, como esta receita de Maminha Assada com Cogumelos, que pode ser preparada no forno. Clique e confira!

Repolho-Roxo


Ingrediente bastante apreciado na cultura alemã, o Repolho-Roxo foi trazido e plantado pelos primeiros imigrantes que se estabeleceram na região e se adaptou muito bem às terras gaúchas. Levemente adocicado e com um aroma inconfundível, o repolho roxo é consumido na região geralmente acompanhado de outros pratos típicos alemães, como marreco assado e carne suína. Quer aprender a fazer essa receita deliciosa? Então confira agora mesmo!

Gostou dessa viagem culinária pela região Sul do Brasil? Agora que você está craque nessas delícias, que tal subir no mapa e descobrir porque o Nordeste é tão arretado? Então, conheça a culinária nordestina, deixe esse sabor entrar na sua cozinha e surpreenda-se.

Sugestões para você:
Como algumas comidas brasileiras foram inventadas
Você entende da culinária brasileira?