Dicas > Como temperar peixe: quatro receitas incríveis!

dicas

A- A A+

Como temperar peixe: quatro receitas incríveis!

Como temperar peixe: quatro receitas incríveis!

Bastante apreciado no Brasil inteiro, o peixe faz parte de diversos pratos regionais. Mas, apesar de ser uma delícia, nem todo mundo sabe prepará-lo. Se você é uma dessas pessoas, nesta matéria você vai aprender tudo sobre como temperar peixe!

Como limpar um peixe: com cuidado, corte a cabeça do peixe fora, abra a barriga e retire a parte interna. Por fim, remova as escamas utilizando as costas de uma faca e raspando-as no sentido contrário (em direção à cabeça), com cautela para não danificar a pele. As espinhas podem ser removidas com o auxílio de uma pinça.

Como temperar um peixe: com o peixe já limpo, é hora de temperar. Opte por temperos que acentuem o sabor. O Tempero Sazón® Sabores do Nordeste funciona como um ótimo tempero para peixe, pois reúne ingredientes naturais e que combinam com essa carne, como o coentro, a cebola e a pimenta vermelha. Confira a receita de Filés de Peixe, que foi preparada com o toque especial deste tempero:

● Filés de Peixe


Junte, em uma tigela, 800 g de filés de linguado cortados ao meio, 2 sachês de Tempero Sazón® Sabores do Nordeste, 2 colheres (sopa) de suco de limão e 2 colheres (chá) de sal. Massageie bem os filés com essa mistura e deixe tomar gosto por 10 minutos.

Adicione 1⁄4 do tablete (50 g) de manteiga sem sal a uma panela média e leve ao fogo para aquecer. Adicione alguns dos filés e frite cada lado por cerca de dois minutos ou até dourar. Vá fritando todos os filés e adicione mais manteiga quando necessário. Retire do fogo e sirva em seguida.

Dica: um fator muito importante na hora de preparar uma receita com peixe é saber o ponto de cozimento dessa carne. É claro que alguns cortes possuem preparos específicos - como o salmão e o atum -, mas, de forma geral, o ponto certo do peixe é quando a carne deixa de ser translúcida e atinge um aspecto opaco. Cozinhar por tempo demais pode fazer com que o peixe fique ressecado e duro, comprometendo o sabor e a textura.

Para quem quer variar com o que tem em casa

Você também pode incrementar o preparo de um peixe com um molhinho de acompanhamento, como o tártaro. A gente lhe ensina a variar com a receita abaixo, de Peixinho ao Molho Tártaro, perfeita para um almoço saboroso e prático, e que leva ingredientes bem simples.

● Peixinho ao Molho Tártaro

Comece juntando 400 g de filé de pintado cortado em cubos, um sachê de Tempero Sazón® Toque de Limão e uma pitada de sal. Misture tudo e leve à geladeira para tomar gosto por 15 minutos.

Enquanto isso, vá preparando o molho: misture seis colheres (sopa) de maionese, duas colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas e cinco colheres (sopa) de pepino e cenoura em conserva picados. Reserve.

Em uma panela, aqueça duas colheres (sopa) de margarina sem sal. Quando derreter, vá adicionando os filés de peixe, fritando cada lado por cerca de três minutos ou até dourar. Quando estiverem prontos, regue com o molho já pronto e sirva em seguida. Uma verdadeira delícia!

Para mais praticidade no dia a dia

O peixe também é uma ótima pedida como um prato leve para o cotidiano, principalmente se for uma receita prática e rápida de preparar, como essa de Saint Peter ao Limão. Ela leva Tempero Sazón® Toque de Limão, que é muito equilibrado e combina bastante com peixes, pois contém ingredientes, como cebola, alho, salsa e polpa de limão.   Veja só como é fácil:

● Saint Peter ao Limão



Junte 400 g de filés de peixe saint peter (também conhecido como tilápia), um sachê de Tempero Sazón® Toque de Limão e uma colher (chá) de sal. Em uma frigideira, aqueça três colheres (sopa) de margarina sem sal. Quando estiver quente, vá adicionando e fritando os filés por cerca de três minutos em cada lado. Sirva quando prontos. Prático, né?

Para um peixe mais sofisticado

Algumas receitas de peixe são sofisticadas e perfeitas para ocasiões especiais e que pedem requinte. O Peixe com Hortelã  é uma delas. Capaz de adicionar elegância a qualquer refeição e causar uma festa no paladar de todo mundo. Seu preparo exige mais dedicação, mas, ainda sim, é bem simples!

● Peixe com Hortelã

Comece temperando o peixe. Junte, em uma assadeira grande, um robalo médio (já limpo) cortado em postas, um sachê de Tempero Sazón® Toque de Limão, uma colher (chá) e meia de sal, dois dentes de alho espremidos e meia xícara (chá) de vinho branco. Cubra e deixe descansar na geladeira por uma hora.

Depois, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio preaquecido por 20 minutos. Retire o papel e leve para assar por mais 10 minutos.

Enquanto o peixe assa, prepare o molho: em uma panela, junte meia xícara (chá) de cream cheese, quatro colheres (sopa) de leite, um sachê de Tempero Sazón® Toque de Limão e uma colher (sopa) de queijo tipo parmesão ralado. Cozinhe por cerca de três minutos, sempre mexendo. Quando estiver bem quente, adicione 10 folhas de hortelã picadas e retire do fogo.

Regue o peixe assado com o molho ainda quente e sirva em seguida. Todo mundo vai adorar!