Dicas > Como fazer macarrão com muito sabor e sem complicação

dicas

A- A A+

Como fazer macarrão com muito sabor e sem complicação

cozinhando macarrão de jeito fácil e prático

Ter dúvidas sobre como fazer macarrão é algo bastante comum. Afinal, existem muitos tipos de massas: fettuccine, espaguete, conchiglione, talharim, fidelini, caracol, rigatoni… A lista é longa!

Mesmo assim, existem algumas dicas e passos gerais para acertar a mão com qualquer macarrão. Para lhe ajudar a deixar o almoço em família e até aquele jantar romântico delicioso e fácil de fazer, preparamos um guia completo sobre como cozinhar macarrão.

Dicas sobre o preparo

Quantidade de água
A dica é seguir essa regra geral: para cada 100 g de massa, use um litro de água. Ou seja, se você for preparar 300 g de massa, use três litros de água.

Quantidade de sal
Claro que a dosagem de sal vai depender muito do gosto de cada um e também de questões de saúde. Mas para preparar macarrão com o jeitinho mais clássico, a sugestão é usar de uma colher a uma colher e meia (de sopa) de sal para cada meio quilo de massa.

Aqui vale outra dica: se você quer uma massa mais firme, coloque o sal quando a água ferver. Porém, tome cuidado para não deixar cozinhando por muito tempo. O ideal é, sempre que possível, experimentar para saber se o macarrão já está no ponto de sua preferência!

Óleo: usar ou não usar?
Depende. Se você quer preparar um molho mais líquido e que deva envolver completamente o macarrão, não utilize óleo no cozimento da massa. Já se o molho for mais elaborado e que não precise ficar tão envolvido no macarrão, pode-se utilizar o óleo no cozimento.

Escorra a massa rapidinho
É comum acabar deixando a massa na panela com o fogo desligado e ir terminar uma tarefa (como o preparo do molho). Evite isso. Procure escorrer a massa imediatamente. Mesmo com o fogo apagado, a massa segue cozinhando na água quente por uns minutos - e aí ela passa do ponto. 

Como fazer macarrão


macarrão cozido de jeito delicioso

A hora de iniciar o cozimento da massa vai depender do tempo de cozimento. Gosta daquela massa bem cozida? Então, deixe-a cozinhando um pouquinho mais - assim o tempo de cozimento será maior. Já se a sua massa favorita é aquela no ponto (a chamada massa “al dente”), espere a água ferver, adicione a massa e deixe cozinhar por até 10 minutos.

Se não couber tudo na panela - o que é bem comum de acontecer, especialmente com massas longas, como espaguete -, você não precisa quebrar a massa. Dá para ir mexendo aos poucos, que ela vai se ajeitando na panela conforme é aquecida. Cai bem para quem prefere aquele macarrão com os fios mais inteirinhos. Mas, a escolha é sua. 

Depois de adicionar a massa, tampe por uns instantes (para que a água volte a ferver um pouco, já que a sua temperatura diminui por causa da massa crua) e, em seguida, destampe e deixe tudo cozer. E sempre em fogo alto!

O tempo de cozimento depende do tipo de massa - dê uma conferida na embalagem, ela deve informar por quanto tempo a massa precisa ficar na água. Geralmente, esse tempo varia entre 8 e 11 minutinhos. Para ter certeza que a massa já está pronta, o melhor jeito é experimentar o macarrão.

Combinando massa e molho

Começando com a dica: não deixe a massa “esperando” pelo molho. Isso faz com que ela esfrie, grude e até perca consistência e sabor. Por isso, o melhor é, logo após que escorrer a massa, já adicionar o molho e levar a delícia à mesa!

Molhos e massas:

Massas curtas, como gravata, caracol e fusilli, no geral combinam com molhos um pouco mais sólidos, aqueles com base de iogurte, carne e vegetais.

Massas longas, como espaguete, fidelini e talharim, caem bem com molhos mais líquidos. Aposte nos molhos ao sugo e molhos de carne e shoyu. Aqui também pode optar por versões com alho e óleo ou manteiga.

Os molhos concentrados - o adorado bolonhesa - e cremosos (como o molho rosé) vão bem com massas mais diferentes, por exemplo, capeletti, ravióli e canelone.

Mas o que você quer mesmo é preparar um ravióli com molho de carne? Sem problemas! Essas combinações aí de cima são sugestões; use a sua criatividade e gosto!

Mãos à massa - literalmente!

Agora que você já sabe como fazer macarrão, veja duas receitas deliciosas para você preparar:

Receita de Massa Penne ao Molho de Cenoura:

Prática e bem fácil de fazer, essa massa é saborosa e muito democrática. Veja a receita. 

receita de massa penne ao molho de cenoura

Receita de Nhoque sem Batata:

Perfeita para quem quer um almoço gostoso e diferente, esse prato não leva batata na massa e é feito no liquidificador! A receita ensina a fazer a massa de forma prática e deliciosa.


receita de nhoque sem batata


Dica extra: Esse molho à bolonhesa fica pronto em 25 minutinhos e vai deixar o seu macarrão (ainda) mais irresistível.

E a dica para essas e outras receitas é usar o Tempero Sazón® Laranja, que deixa as suas massas e molhos ainda mais saborosos e irresistíveis!

Sugestões para você:
Aprenda Como Fazer Arroz e Confira Quatro Receitas Fáceis
Receitas com Caldo para Surpreender a Família Toda
Mais Sabor para o seu Dia a Dia: 3 Receitas com Tempero Sazón® Toque de Alecrim