Seu navegador está desatualizado. Atualize-o para obter uma melhor visualização do site!

Aprenda como fazer arroz e confira quatro receitas fáceis

  • Compartilhar

Se você está começando a se aventurar pela cozinha e quer aprender como fazer arroz, veio ao lugar certo! Separamos algumas dicas para você acertar a mão ao cozinhar arroz - e mais quatro receitas fáceis e saborosas.

Você sabia? Arroz não é tudo igual

Arroz branco, integral e parboilizado são os mais comuns e fáceis de encontrar.  Entenda a diferença entre eles, para depois aprender como preparar cada um.

Arroz branco: É o mais tradicional e cozinha mais rápido - cerca de 20 minutos - devido à retirada total da casca dos grãos no processo de fabricação, o que também faz com que alguns nutrientes acabem se perdendo.

Arroz integral: Esse tipo de arroz demora cerca de 40 minutos para ficar pronto e utiliza mais água no cozimento do que o arroz branco. Isso tudo porque a casca do grão não é removida - o que também garante mais nutrientes.

Arroz parboilizado: Demora cerca de 25 minutos para ficar pronto e é considerado uma versão intermediária entre os outros dois. Seu processo de industrialização também remove a casca dos grãos, mas antes passa por um processo que mantém os seus nutrientes.

Vale ressaltar que existem outros tipos de arroz e o jeito de prepará-los também varia.

Como fazer arroz branco, integral e parboilizado

Você já deve ter ouvido que se deve lavar o arroz antes de prepará-lo. Eliminando essa dúvida: não é necessário. Lavar os grãos antes pode fazer com que o arroz não fique tão soltinho. O importante é não lavar os grãos ou, então, secá-los bem antes do cozimento.

1 - Refogue o arroz

A primeira dica é refogar o arroz branco e o parboilizado com um pouco de óleo, por aproximadamente 1 minuto antes de acrescentar a água. Esse processo é importante, porque ajuda a selar os grãos e deixar o arroz soltinho. Já no preparo do arroz integral, isso não deve ser feito, pois ele já conta com a casca, a sua proteção natural.


2 - Acrescente a água

Depois de refogar, acrescente a água, que pode ser fria ou quente. A diferença é que se estiver quente, o tempo de cozimento do arroz diminui um pouquinho.

Sobre a quantidade, as medidas são simples: ao preparar arroz branco e parboilizado, o ideal é usar a mesma quantidade de água para o grão - por exemplo, 1 xícara de água para cada 1 de arroz. Já ao preparar arroz integral, a quantidade é 3 vezes a de arroz - 3 xícaras de água para cada 1 de arroz.

3 - Como saber se o arroz está pronto

É simples! Quando é usada a quantidade recomendada, o arroz normalmente está pronto quando a água seca. Algumas vezes pode acontecer de os grãos continuarem duros mesmo quando a água seca. Nesse caso, adicione meio copo d’água, de forma uniforme e sem mexer no arroz.

Arroz soltinho ou “empapado”?

Se você quer preparar aquele arroz bem soltinho, faça o seguinte: quando a água secar, desligue o fogo, tampe a panela por completo e espere cerca de 5 minutos. Prontinho! Já se você prefere um arroz mais “empapado”, é só ir adicionando água e não deixar que os grãos sequem.

Mãos à obra: dicas de receitas de arroz

O melhor jeito de aprender é fazendo. Então, que tal preparar algumas receitas? Para começar, nada melhor que o básico. Prepare o tradicional Arroz Branco. A receita é bem rápida e fácil.



Já se você quer inovar, nossa dica é preparar o Arroz com Brócolis e Queijo ou o Risoto de Tomate, que leva pouco tempo para ficar pronto e ainda acompanha superbem um grelhado.

 


Dica extra: Se sobrar arroz, prepare o Bolinho de Arroz. A receita é bem mais simples e rápida do que parece: 15 minutos e fica pronta. Assim, você reaproveita aquele restinho de arroz do melhor jeito, com um sabor irresistível!



E para todas essas e outras receitas, você pode contar com o Tempero Sazón® Branco, para temperar o arroz e deixá-lo mais saboroso e irresistível!